Chanel apresenta a primeira coleção sem Karl Lagerfeld

Esta sexta-feira, 3 de maio, a Chanel apresentou a coleção Resort de primavera/verão 2020. O Grand Palais, em Paris, transformou-se numa reconstrução da estação de comboios de Saint Tropez para receber a primeira coleção inteiramente desenhada por Virginie Viard, que sucedeu a Karl Lagerfeld na direção criativa da Chanel.

O desfile desta sexta-feira foi o primeiro sem a participação de Lagerfeld, que faleceu no passado mês de fevereiro. As propostas da marca, apresentadas na Semana de Moda de Paris, em março, ainda tinham sido idealizadas pelo kaiser da moda, como era conhecido. Mas Viard, que já era o seu braço direito há mais de 30 anos, provou que o legado da Chanel se mantém inalterável.

Segundo a Vogue, Viard tinha previamente discutido com Karl o cenário deste desfile, intrínseco no ADN da marca. Gabrielle Coco Chanel gostava da ideia dos casais apaixonados se reencontrarem nestes locais. A fundadora da Chanel começou inclusive o seu romance com Boy Capel numa estação de comboios.

Peças mais desportivas sem descurar a elegância de sempre

A estreia de Virginie fica marcada por três conceitos: conforto, modernidade e elegância. A designer começou por apresentar coordenados mais descontraídos, com peças mais largas.

Viard não fugiu à elegância da silhueta clássica dos conjuntos de saia e casaco da Chanel. Contudo, deu-lhes um twist mais feminino através de pormenores como laços ou cintos. Estes ajustes, que em nada desrespeitam as criações a que estamos habituados, criam a sensação de estarmos perante algo totalmente inovador. Quase como se estivéssemos a ver os conjuntos pela primeira vez.

As peças que apresentou introduzem-se naquilo que se pode considerar o guarda-roupa da mulher moderna. Uma espécie de jogo entre peças mais desportivas e casuais, mas sempre com um toque do clássico. Virginie, que surge quase sempre vestida de preto, levou-nos numa viagem pelas cores. Branco, azul, cor-de-rosa, vermelho, lilás e preto constituem a paleta desta coleção.

Veja na galeria acima alguns looks do desfile.

[Imagem de destaque: Reuters/Gonzalo Fuentes]

Virginie Viard sucede a Karl Lagerfeld na direção criativa da Chanel

Chanel faz homenagem a Karl Lagerfeld e Penélope Cruz desfila na passerelle