Chanel faz homenagem a Karl Lagerfeld e Penélope Cruz desfila na passerelle

O último dia da Semana da Moda de Paris foi marcado pela despedida a Karl Lagerfeld, diretor criativo da casa francesa Chanel até à sua morte, há cerca de duas semanas.

O início do desfile, na terça-feira, 5 de março, começou com um minuto de silêncio em homenagem ao designer, no momento em que a sua última coleção foi apresentada ao público. Este foi o primeiro desfile da marca após a sua morte.

Um desfile cheio de neve e caras conhecidas

A homenagem a Lagerfeld fez-se sentir na própria passerelle, que manteve a aura de surpresa e a grandiosidade típicas das suas apresentações.

O desfile, que apresentou a coleção para o próximo inverno, fez com que o interior do palácio se transformasse numa pequena vila cheia de neve, montanhas e árvores brancas, como pode ver nas imagens da galeria de imagens acima.

Penélope Cruz desfilou para a Chanel na derradeira coleção de Karl Lagerfeld para a casa de Alta-Costura francesa [Fotografia: Instagram de Penélope Cruz]
Na passerelle passou, pelo menos, uma figura que causou surpresa: a atriz espanhola Penélope Cruz integrou o desfile. Também Cara Delevigne ou Maria Miguel – a única portuguesa a desfilar – não passaram despercebidas durante o evento. E na plateia também estiveram caras conhecidas, como Kristen Stewart, Monica Bellucci, Naomi Campbell ou Claudia Schiffer. Muitas não conseguiram conter as lágrimas.

Lagerfeld, que dirigia também a marca em nome próprio, trabalhou praticamente até morrer, sendo que, em janeiro, não apareceu no final do desfile da coleção de Alta-costura da Chanel, em Paris, o que gerou algumas especulações sobre o seu estado de saúde.

O criador alemão, diretor criativo da casa francesa Chanel desde 1983, morreu a 19 de fevereiro, aos 85 anos, em Paris. Além de diretor criativo da Chanel, era também o responsável pela casa de moda italiana Fendi, que também já lhe prestou homenagem na Semana da Moda de Milão.

A morte de Karl Lagerfeld deixou um vazio, não só na história das marcas que assumia, nomeadamente na Chanel, como no mundo da moda em geral. Foram mais de 60 anos de carreira ao serviço desta forma de arte, que lhe vão valer para a eternidade o título de uma das figuras mais influentes da indústria. Veja aqui os seus cenários e coleções mais icónicos.

Virginie Viard é quem, a partir de agora, assume o lugar de diretora criativa da Chanel. Era o braço-direito do designer e desempenhava, até à data da morte de Lagarfeld, funções como diretora do estúdio criativo de moda. Depois de muito se especular, acabou mesmo por ser o nome escolhido para ficar à frente da direção criativa da casa francesa.

Virginie é a primeira mulher a assumir o cargo desde a morte de Gabrielle “Coco” Chanel, fundadora da marca.

JC com Lusa

Imagem de destaque: REUTERS, Regis Duvignau

Morte de Karl Lagerfeld deixa mundo da moda e celebridades de luto

Karl Lagerfeld tinha designado a sua gata como herdeira