Charlotte Casiraghi: a amazona que não quer ser princesa

30 anos recém-completados, um novo amor e uma vida de fazer inveja ao comum dos mortais. Charlotte Casiraghi, a segunda filha da princesa Carolina do Mónaco, é uma das figuras centrais da realeza europeia. Jovem, bela, Charlotte tem, paradoxalmente, uma vida bastante diferente dos seus pares. Ao contrário do príncipe Harry de Inglaterra ou da princesa Madalena da Suécia, a sobrinha do príncipe Alberto II do Mónaco não tem um título nobiliárquico e é avessa à exposição pública.

Isto porque a sua mãe, aquando o nascimento dos três filhos mais velhos (Andrea, de 32 anos, Charlotte, de 30 e Pierre, de 28), recusou a atribuição de quaisquer títulos à sua descendência. “Não sou uma princesa. A minha mãe é, eu não. Sou sobrinha do chefe de Estado. E, com este estatuto, tenho alguns deveres representativos, nada muito restritivo ou excecional”, explicou a jovem em entrevista à ‘Vogue’ francesa, em 2011.

Charlotte Casiraghi na capa da 'Vogue' francesa, em 2011
Charlotte Casiraghi na capa da ‘Vogue’ francesa, em 2011, fotografada por Mario Testino

Charlotte e os irmãos Pierre e Andrea são fruto do segundo casamento da princesa Carolina do Mónaco. O pai, o empresário italiano Stefano Casiraghi, morreu aos 30 anos num acidente durante uma corrida de barcos offshore, em 1990.

Formada em Filosofia pela Universidade de Sorbonne, Paris, Charlotte Casiraghi tem, nos últimos anos, exercido alguns papéis de relevo na área do jornalismo de moda e da proteção ambiental. Estagiou no jornal britânico ‘The Independent’ e fundou duas publicações não-periódicas, a revista ‘Above’ e a ‘Ever Manifesto’. ambas descontinuadas.

Mas a grande paixão da filha de Carolina do Mónaco é, desde a infância, o hipismo. Charlotte já participou em dezenas de provas de saltos e dressage, tendo chegado a mostrar o seu talento em Portugal, no Concurso de Saltos Internacional (CSI EStoril), em Cascais, em 2009.

O fascínio da imprensa internacional por Charlotte Casiraghi advém não só do facto de partilhar a beleza da mãe e da avó, a atriz Grace Kelly, mas também por ser uma defensora acérrima da sua privacidade. Ao longo dos anos, a sobrinha do príncipe Alberto do Mónaco tem travado inúmeras batalhas legais contra os papparazzi, tentando impedir que se publiquem imagens suas não autorizadas.

Ainda assim, tem sido possível acompanhar ao longo dos anos as aventuras e desventuras amorosas de Charlotte. Depois de dois namoros, com o empresário belga Felix Winckler (entre 2004 e 2007) e com o curador de arte anglo-brasileiro Alex Dellal (entre 2007 e 2012), Charlotte enamorou-se do ator e humorista francês Gad Elmaleh.

O romance gerou, à época, polémica, não só pela diferença de idades do casal (Elmaleh tem 45 anos), mas também pelo facto do humorista ter um filho, Noé, atualmente com 15 anos. Pormenores que pouco interessavam a Charlotte que, em 2013, fazia a primeira aparição pública com o namorado, no Baile da Rosa, o evento social mais importante do calendário monegasco.

Da relação nasceu um único filho, Raphäel, de dois anos e meio. O romance com Gad Elmaleh terminou no final de 2015 e, pouco tempo depois, a amazona reencontrava o amor ao lado do realizador italiano Lamberto Sanfelice, com quem vive uma relação discreta e ainda não oficializada publicamente.