Chef Bertílio Gomes pede: “As pessoas têm de cozinhar cada vez mais em casa”

Bertílio Gomes Gi Orlando Almeida
Chef Bertílio Gomes [Fotografia: Orlando Almeida/Global Imagens]

Para Bertílio Gomes não há alternativa. Para que se mude completamente os maus hábitos e se melhore a saúde é preciso “fazer desporto e alterar hábitos de alimentação”. O reputado chef e rosto da gastronomia que se pode degustar no Chapitô, em Lisboa, pede mesmo: “As pessoas têm de cozinhar mais em casa”.

O que parece inesperado, uma vez que ele assina uma cozinha de eleição na capital, não é. Durante a apresentação da campanha Uma Tradição de Comida Saudável, promovida pelo médico cardiologista Fernando de Pádua e da sua fundação homónima, Bertílio Gomes explicou ao Delas.pt por que recomendava isto mesmo aos portugueses para o ano que agora chegou.

“Decidi começar a cumprir quer como cozinheiro, quer como cidadão alterar os meus hábitos alimentares e os da minha família”, justificou. “Lá em casa não deixámos de ir a restaurantes, nem estou a dizer às pessoas que o façam. O que mudou é que passámos a ir comer fora apenas a sítios e ocasiões que valem mesmo a pena e não a ir a restaurantes todos os dias”, acrescenta. Bertílio lembra que a ida em família a uma experiência gastronómica é feita agora pelo “prazer, pela busca de boas experiências” e não pela “necessidade de resposta ao dia-a-dia”.

Revelações feitas pelo chef e que pretende levar outras pessoas o seguir novos hábitos. Dicas deixadas ao abrigo da iniciativa cívica que Gomes aceitou e que pretende promover novos e melhores hábitos alimentares dos portugueses e, ao mesmo tempo, angariar 37 mil euros, em regime de crowdfunding, para chegar aos mais novos. Uma campanha que também conta com rostos conhecidos da televisão como a atriz Isabel Medina, Marlene Barreto e, entre outros, Miguel Linares.

Pão feito em casa e horta biológica

Para lá da gestão das experiências gourmet, uma das outras medidas tomadas em casa de Bertílio Gomes passou por fazer o próprio pão. “A massa-mãe que usamos para o efeito é alimentada todos os dias pelos meus filhos, de 7 e 13 anos”, revelou o chef na apresentação da campanha. E acrescentou: “Tudo isto nos aproxima a todos mais da cozinha e menos da sala”.

Ao mesmo tempo, Bertílio Gomes procurou trazer o máximo de alimentos biológicos para as duas bancadas e fogões que lidera: a de casa e a do restaurante. “Estou a trabalhar com um hortelão que tem uma horta biológica de seis mil metros quadrados, aproximei-me muito deste universo e trago muitos desses produtos para casa”, revelou.

Uma dieta que diz ser mais equilibrada – até porque Bertílio lembra, entre risos, que os “chefs de cozinha são muitas vezes os que comem pior” devido a horários, compromissos e à intensidade da função – que passa também por “reduzir na carne e no peixe”. Para o chef do Chapitô a regra é simples e trará benefício a todos: “Quando aprender a fazer isto tudo por mim e pelos meus, vai ser muito mais simples oferecer isto mesmo no restaurante. Temos de ajustar, gerir e fazer uma alimentação cada vez mais saudável”, pediu.

Imagem de destaque: Orlando Almeida /Global Imagens

“O sal nas papinhas do bebé é o primeiro passo para a hipertensão”