Subir

Chelsea Clinton, esta é a historia de “Foi assim que aconteceu”

Chelsea Clinton estava na plateia quando Bill Clinton subiu ao palco para discursar na convenção democrata de 2016. A filha do antigo presidente dos Estados Unidos estava prestes a ouvir a versão Clinton da história de ‘How I Met Your Mother’ (título original da série norte-americana ‘Foi Assim que Aconteceu’).

A noite era histórica. Hillary Clinton acabara de ser nomeada como candidata democrata à Presidência dos Estados Unidos. Contrariando as linhas habituais dos discursos de ex-presidentes, Bill Clinton evitou dar uma visão política de Hillary e seguiu pela via da humanização. Para tal, nada melhor do que contar a história de como os dois se conheceram.

“No verão de 1971 conheci uma rapariga”, começou Clinton. Os democratas perceberam que estavam prestes a ouvir uma história de amor. “A primeira vez que a vi estávamos na aula de direitos políticos e civis. Ela tinha um denso cabelo loiro, enveredava uns grandes óculos e transmitia uma sensação de poder e determinação. Achei-a magnética”, confessou.

Ao contrário do que acontece na série que dá título a este texto, Bill Clinton não demorou nove anos a contar a história de amor entre ele e Hillary. No entanto, não se ficou pelos primeiros capítulos do romance e prosseguiu com momentos de cumplicidade entre o casal, que pode vir a tornar-se o primeiro a assumir funções na presidência dos EUA.

Um dos primeiros encontros românticos, revelou Bill, sucedeu-se a um momento embaraçoso em que o antigo presidente foi inscrever-se numa aula, quando já o tinha feito na manhã desse dia. Hillary assistiu ao embaraço de Bill e “deu uma grande gargalhada”. Aproveitando a situação, Bill convidou-a para um passeio. “Andamos, falamos e rimos juntos desde então”, prossegue.

Apesar da cumplicidade relatada, Bill teve de ajoelhar-se três vezes para que Hillary solta-se a palavra mágica – “sim” – à pergunta “aceitas casar comigo?”. O tempo de espera valeu a pena, diz. “Casei com a minha melhor amiga”. A história continua com uma série de episódios privados da família Clinton, aos quais acrescentaram, em 1980, a sua única filha, Chelsea Clinton, de 36 anos.

Uma história de amor de amor que terá passado por momentos frágeis, nomeadamente quando veio a público o caso extraconjugal entre aquele que foi o 42º homem no comando do destino dos norte-americanos e a sua secretária Monica Lewinsky.

Recorde-se que a convenção do partido democrata está a decorrer em Filadélfia (Estados Unidos), sendo o evento em que o partido elege o seu candidato oficial para a Presidência dos Estados Unidos. Depois de em 2008 ter perdido a disputa do lugar para Barack Obama, Hillary Clinton é agora a escolha dos democratas, conseguindo assim o feito histórico de ser a primeira mulher a alcançar esta nomeação.

Ana Filipe Silveira