Chinesa impedida de congelar óvulos por alegadamente ser solteira

pexels-shvets-production-6991905
[Fotografia: Shvets Production/Pexels]

Uma chinesa que queria congelar os seus óvulos foi rejeitada por um tribunal em Pequim, alegando que ela é solteira, já que o uso desse método é reservado na China apenas para mulheres casadas.

O pedido de Xu Zaozao, raro no país, foi amplamente divulgado nos media chineses, já que os direitos das mulheres se tornaram cada vez mais notícia nos últimos anos.

O congelamento de óvulos destina-se a preservar a fertilidade. Consiste em extrair os óvulos e congelá-los em nitrogênio líquido para uma gravidez posterior. Este método é tradicionalmente usado por razões médicas, para ajudar na procriação. Mas, com a extensão dos estudos, é cada vez mais usado em todo o mundo por conveniência pessoal, a fim de atrasar o momento de ter um filho.

Em 2018, aos 30 anos, Xu Zaozao tentou congelar os seus óvulos num hospital em Pequim. Diante da recusa deste último, apresentou uma ação judicial no ano seguinte. No entanto, apenas casais casados e inférteis têm acesso a esse procedimento na China.

A recusa do hospital “não tem caráter ilegal” e “não constitui uma violação dos direitos” da demandante, que é “rejeitada”, disse o tribunal popular do distrito de Chaoyang, em Pequim, numa decisão divulgada na sexta-feira, 22 de julho, pela jovem.

“Não se pode dizer que é um duro golpe para os direitos reprodutivos das mulheres solteiras. Apenas um pequeno revés temporário”, disse Xu Zaozao em um vídeo postado na rede social WeChat.

A jovem planeia recorrer da decisão judicial. “Eu não vou deixar isso acabar assim”, afirmou.

De acordo com a sentença, o hospital declarou que “entendia” a demandante, mas que tinha que aplicar a lei. O congelamento de óvulos só é possível para mulheres que não podem engravidar naturalmente, e não para pacientes saudáveis, disse o estabelecimento.

Com agências