O chocolate é feito a partir dos grãos de cacau, que são ricos em flavonoides, potentes antioxidantes, que ajudam a reduzir a pressão arterial, controlar níveis de colesterol e com efeito protetor das artérias.
O cacau também fornece boas doses de fibra e minerais como ferro e magnésio, e é fonte de cafeína e de teobromina que tem uma ação energizante sobre o organismo.
Fique a saber que outros benefícios traz o chocolate para a saúde
O chocolate negro pode variar na percentagem de cacau, desde um pouco amargo (35 a 50%) até o muito amargo (75 a 85%), o que significa que quanto maior a percentagem de cacau presente no chocolate, mais saudável será… mas é não assim tão linear.
Para além da percentagem de cacau é necessário perceber que outros ingredientes foram utilizados no fabrico do chocolate negro (açúcar, manteiga de cacau e às vezes frutos secos e oleaginosos).
Por isso, há que estar atento aos rótulos e, no que diz respeito à lista de ingredientes, estar atento à ordem dos mesmos. Os primeiros que surgem elevados são os que existem em maior quantidade. Assim, nunca escolher um chocolate que tenha açúcar nas primeiras posições da lista de ingredientes. Preferir antes um chocolate negro com uma elevada percentagem de cacau, em que a quantidade de manteiga de cacau e açúcar sejam baixas ou inexistentes (o sabor é para verdadeiros apreciadores de chocolate negro).
Mas, mesmo assim, temos de nos lembrar que o chocolate, mesmo o negro, é calórico e que a quantidade suficiente para garantir um bom aporte de substâncias protetoras não necessita de ultrapassar as 30g (1 quadrado de chocolate).
Apesar dos cuidados, conheça as nove (boas) razões para comer chocolate todos os dias
Se quiser aproveitar, sem culpas, as propriedades nutritivas do cacau pode fazer uma bebida de amêndoa ou aveia ou leite magro (para quem gostar) com 1 colher de sopa de cacau cru biológico em pó.
Sobre Carla Rodrigues Ferreira:
Diretora clínica e nutricionista da Clínica Makai, membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas (1159N), licenciada desde 2001 em Ciências da Nutrição e Alimentação pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto.
Especialista em nutrição infantil e autora do blog “O Cestinho da Mamã”.