Christina Koch, a mulher que esteve mais tempo no espaço regressa à Terra

Christina-H-Koch
[Fotografia: Twitter]

A astronauta da NASA Christina Koch, que passou quase 11 meses em órbita naquela que foi a mais longa permanência no espaço de uma mulher, regressou esta quinta-feira, 6 de fevereiro, à Terra, no Cazaquistão.

A cápsula Soyuz que transportou a astronauta aterrou de manhã a sudoeste de Dzhezkagan, no Cazaquistão, transportando também o comandante da estação, Luca Parmitano, da Agência Espacial Europeia, e Alexander Skvortsov, da agência espacial russa, Roscosmos.

Koch, norte-americana, encerrou uma missão de 328 dias no espaço, dando a oportunidade aos cientistas de serem observados os efeitos no corpo de uma mulher de longa permanência no espaço. Essa investigação é importante tendo em conta que a NASA planeia voltar à Lua no âmbito do programa Ártemis e prepara a exploração humana de Marte.

A astronauta sorriu e fez com a mão um sinal de que estava tudo bem (mão fechada com polegar para cima), quando a equipa de apoio a ajudou a sair da cápsula e a colocou numa cadeira para um rápido “check-up”. As autoridades espaciais russas disseram que estava em boa forma.

Caminhada feminina da Nasa adiada por falta de fatos para mulheres