Churrasco. Erros que comprometem sempre a refeição mais simples de fazer

Fã churrascos o que não deve fazer sucesso grelha erros
[Fotografia: Unsplash/Evan Wise]

Jean-FrançoisDupont, organizador do campeonato francês de churrasco, enumerou os pequenos detalhes errados mais comuns que arrasam sempre com a refeição mais simples de fazer e explicou porque tal acontece. De uma vez por toda, saiba como lidar com a grelha.

Em primeiro lugar, é preciso limpar a grelha com regularidade para realçar o sabor da comida quando está a ser feita. Segundo o especialista, este hábito fará com que não se misturem sabores de outras refeições.

Ao iniciar o lume, não tenha qualquer pressa e vá aquecendo a chapa em lume brando. Invista e tenha paciência porque assim a comida vai ficar mais saborosa e não será servida com marcas de queimadura da grelha.

O especialista aconselha que coloque uma tampa por cima do grelhador, caso exista essa opção. O facto de o lume estar tapado vai evitar incêndios e garantir a qualidade e o sabor da carne.

Se por acaso tem por hábito utilizar um garfo para mexer na carne enquanto está ao lume não o faça porque este utensílio perfura a carne, deixando sair a gordura para as chamas. Use uma pinça de cozinha.

Antes de as salsichas ou os enchidos serem colocados na grelha, Jean-François Dupont diz que este tipo de alimento não deve ser picado para não libertar gorduras para a brasa. Portanto, esteja atento ao churrasco.

Já no que diz respeito ao tempero, o organizador do campeonato francês de churrasco adianta que a carne deve ser temperada com sal e pimenta antes de ir ao lume. Isto porque o sal, que deve ser colocado em primeiro lugar, vai criar uma capa à volta de comida.