CICO, a perigosa dieta da moda nas redes sociais

link_AliciaA dieta CICO começou a ser falada no Reddit, mas rapidamente se estendeu a outras redes sociais como o Facebook e o Instagram. Tornou-se famosa por permitir perder muito peso num curto espaço de tempo sem obrigar quem a pratica a deixar de comer os alimentos poucos saudáveis de que tanto gosta. Os efeitos estão comprovados: é, de facto, possível perder uma quantidade significativa de quilos com esta dieta, queimando mais calorias do que aquelas que são consumidas. No entanto, ingerir com frequência alimentos poucos saudáveis como batatas fritas, gelados e hambúrgueres não faz nada bem à saúde e está a preocupar os especialistas em alimentação.

“A CICO vai contra tudo o que sabemos sobre como os nutrientes dos alimentos beneficiam a saúde. Ingerir calorias que são desprovidas de nutrientes vai provocar problemas de sono, energia e na saúde em geral. A longo prazo pode perder-se peso, mas não é uma maneira saudável de viver“, explicou Natalie Rizzo, nutricionista norte-americana, ao site dedicado à alimentação Eat this, not that! (na galeria de imagens acima pode conhecer 10 razões para não seguir esta dieta).

Em inglês, o nome desta dieta mantém-se como CICO e significa “calories in, calories ou”, ou seja, “calorias entram, calorias saem”. Nos fóruns e redes sociais espalhados pela Internet não faltam testemunhos de quem a pôs em prática e está satisfeito.

Durante anos pensei realmente que para perder peso era preciso exercício intenso e comer apenas peixe, brócolos e espinafres. Não imaginava o quanto estava errado”, conta um homem ao site Yahoo depois de ter perdido 9 quilos em dois meses com a ajuda da dieta CICO.