Ciência alerta: não escolha sozinha sua próxima foto de perfil

A primeira impressão que passamos aos outros é importante. Na Internet, seja no Facebook, LinkedIn ou num site de encontros, a primeira impressão é passada pela fotografia de perfil. Segundo um novo estudo da Universidade de Nova Gales do Sul, na Austrália, o momento de escolha dessa imagem não deve ser individual, mas sim partilhado com um amigo ou outra pessoa de confiança. A investigação concluiu que as pessoas são melhores a escolher fotos para os outros do que para elas próprias.

Link_Kate

“Esta é uma tarefa importante no mundo moderno, na era digital. Fazemos estas seleções muito frequentemente”, explicou David White, responsável pelo estudo e pós-doutorado pela universidade australiana.

Para esta investigação, a equipa de David White pediu a cerca de 100 estudantes para selecionarem 12 fotografias deles próprios que já estivessem publicadas no Facebook – não mostravam o corpo, apenas o rosto – e escolherem, entre essas imagens, quais usariam para essa mesma rede social, para o LinkedIn e para sites de namoro online. Depois, o grupo de estudantes teve de mostrar as fotografias escolhidas a estranhos e perguntar-lhes quais escolheriam com base na atratividade, idoneidade e competência transmitida por cada imagem.

Os desconhecidos avaliaram as fotos de 1 a 9 de acordo com estes três fatores. No final, os responsáveis pelo estudo verificaram que, no que tocava à atratividade, os gostos dos estudantes e dos estranhos coincidiam totalmente. No entanto, em características como a idoneidade e competência, eram bem diferentes. Os estudantes escolheram imagens captadas em discotecas ou festas onde até tinham uma aparência atrativa mas não a mais profissional. Desta forma, não transmitiam uma primeira impressão que permitisse aos desconhecidos classificá-los como competentes. Muito pelo contrário: tirou-lhes credibilidade.

“A familiaridade parece tornar mais difícil a escolha da imagem que melhor nos retrata. O conselho prático é que as pessoas devem realmente pedir a alguém para selecionar a sua próxima foto de perfil“, acrescentou David White.