Ciência Viva lança t-shirts para promover igualdade de género

A Ciência Viva, Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, lançou no Dia Mundial da Criança uma campanha para promover a igualdade de género, especialmente dedicada às meninas. Foram criadas t-shirts com a pergunta: “Princesa? Eu quero é ser engenheira, neurocientista, astrofísica” com o objetivo de chamar a atenção dos pais e crianças para a menor participação das mulheres portuguesas em áreas como a engenharia e a tecnologia.

Link_Medicina

As primeiras camisolas foram distribuídas às alunas do primeiro ciclo do Ensino Básico que participaram nas comemorações do Dia Mundial da Criança que decorreram no Parque Biológico de Gaia (pode ver várias meninas com as t-shirts na galeria de imagens acima). Além das camisolas foi também distribuído pelas 250 crianças que participaram na iniciativa um pack com um par de meias branco e uma pinça. Todos os materiais necessários para que pudessem transformar-se em verdadeiros exploradores.

“Não obstante o crescimento verificado nos últimos anos na participação das mulheres na investigação científica em Portugal, particularmente em áreas como as ciências naturais e as ciências médicas, persiste ainda uma menor participação nas áreas de engenharia e tecnologia”, explicou Rosália Vargas, presidente da Ciência Viva, ao Dinheiro Vivo.

As t-shirts desta campanha custam 8 euros – 9 euros se preferir uma camisola de manga comprida – e estão à venda na Feira do Livro de Lisboa e no Pavilhão do Conhecimento.