Cientista indiana inventa dispositivo para prevenir violações

violencia
[Fotografia: Shutterstock]

Uma cientista do Massachusetts Institute of Technology (MIT), nos Estados Unidos da América, criou um adesivo para proteger as mulheres de agressões sexuais.

Manisha Mohan é natural da Índia, país onde mais de 90 casos de violação, são reportados diariamente, e desenvolveu um dispositivo discreto, feito de hidrogel, para ser colocado no soutien, que funciona como uma espécie de alarme se a mulher for atacada.


Leia também: Turistas aconselhadas a não usar saias nem vestidos curtos na Índia

Vídeo mostra mulher a ser espancada por resistir a violação


Com o nome de ‘Intrepid’, o adesivo tem como objetivo detetar e comunicar os ataques sexuais em tempo real, com o objetivo de impedir, tanto quanto possível, que se cheguem a concretizar.

a carregar vídeo

Como funciona?

O adesivo foi pensado para diferentes abordagens e contextos. Através de Bluetooth, o dispositivo é ligado a uma aplicação. Ao fazer o download desta app, a mulher deve inserir o número de telefone de cinco pessoas a contactar em caso de emergência. É para estes contactos que é enviada uma mensagem quando a mulher aciona voluntariamente um botão colocado no adesivo. A opção foi pensada para situações em que esta seja drogada e a sua capacidade de reação fique afetada ou para um encontro que tenha seguido um rumo indesejado, por exemplo.

O dispositivo está preparado também para situações em que a mulher é apanhada desprevenida e atacada repentinamente. Quando o agressor tenta arrancar a roupa da vítima é acionado um alerta que envia a sua localização e que grava os sons para que, caso seja necessário, o registo possa ser usado como prova em tribunal.