Cinco atitudes que a levam a encontrar o seu próprio estilo de moda

tigre pexels-inna-mikitas-6324418
[Fotografia: Inna Mikitas/pexels]

Existem várias pessoas que têm um estilo sempre muito próprio e outras que têm vários estilos, de acordo com o humor de cada dia ou com as diversas ocasiões que lhes vão surgindo. Uns mais clássicos, outros mais casuais e outros ainda mais para o desportivo, quem disse que tínhamos de optar só por um?

Elegante no trabalho e casual no dia-a-dia. Desportiva no dia-a-dia e elegante nas saídas à noite. Sim, é verdade, nós não precisamos de ter apenas e exclusivamente um único estilo que nos tem de acompanhar para todas as ocasiões e para o resto da vida.

Mas se, mesmo assim, está confusa com o que realmente combina consigo, a revista de adolescentes Girl’s Life resolveu falar com uma especialista, Valerie Halfon, fundadora da marca Shop With Val, que deu algumas dicas sobre como encontrar o seu (ou seus) próprio estilo.

Ora veja abaixo o que tem de fazer:

Teste e experimente

Para a especialista, é importante que esteja aberta a testar estilos diferentes, mesmo que não sejam os estilos dos seus colegas. “Às vezes, há muita pressão quando somos mais jovem para seguir a tendência do resto dos pares. É natural se não gostar do que vê os outros a vestir e saber que não tem de os seguir. Experimente diferentes marcas, lojas e estilos. Esta é a melhor maneira de saber o que faz mais sentido para si”, partilha a especialista e conselheira de moda. Mantenha-se fiel a si mesma e não se sinta mal se a sua aparência não estiver de acordo com seus amigos – é isso que a torna única.

Procure inspiração em exemplos que gosta

O Pinterest ou o Instagram são ótimos locais onde pode pesquisar por looks e inspirações. Seja em influenciadoras ou celebridades de quem gosta e com as quais se identifica, vá fazendo uma recolha de looks que acha que poderiam ser adequados para si. Atenção: o objetivo não é copiar estes estilos mas sim inspirar-se, criando o seu próprio lugar na moda individual.

Crie um quadro de visualização

À medida que se vai deparando com diferentes informações, consoante os estilos que vai vendo e com os quais se vai identificando, crie também algo mais tangível que a faça visualizar as peças necessárias – há várias apps que a podem ajudar nesta tarefa. De seguida, “crie uma lista do que está a faltar no seu armário, para ajudá-la a alcançar esse objetivo. É importante que compre as peças certas, para ajudá-la a dar mais um passo em direção ao seu objetivo de estilo. Certifique-se que as suas compras não são impulsivas e vão ao encontro deste seu quadro de visão.

Não se foque no peso e nos números

Sabemos que cada corpo é um corpo e que existem algumas peças que favorecem, ou não, cada pessoa. Mas não deixe que o seu peso, ou o seu tipo de corpo diferente das inspirações que vai vendo, deixem que não crie o seu estilo e simplesmente desista de algumas peças por achar que não lhe ficam bem. Experimente! E mesmo que o seu tamanho de calça seja o X mas numa outra loja seja o Y, não desespere. É normal que nas lojas os tamanhos sejam diferentes entre si. Se tiver que optar por um tamanho maior, não desespere. No final de contas, as pessoas só vão olhar se a peça encaixa ou não bem em si, e não se o tamanho é maior ou menor.

Saia da zona de conforto

Variar entre vários estilos não tem de ser mau, mas é também um desafio. Mas, se estiver sempre na sua área de conforto, dificilmente testará novas peças e novos looks. Não tenha receio de experimentar algo totalmente diferente do que está habituada… quiçá encontre assim a peça que falta para o seu estilo próprio ser de arrasar.