Publicidade Continue a leitura a seguir

Cinco comportamentos que jamais pode abdicar numa relação

[Fotografia: Kelly Sikkema/unsplash]

Publicidade Continue a leitura a seguir

Uma relação estável e duradoura requer algum esforço e sacrifício. Uma vez que duas pessoas não são iguais, os parceiros podem querer coisas diferentes, mas aceitar uma solução que seja razoável para ambos, e quando tal acontece é de compromisso que se trata.

Neste domínio, nenhum dos membros do casal consegue exatamente tudo o que deseja. Porém, ao ceder um pouco, está a fazer uma afirmação. “Ele é meu parceiro e as suas necessidades também são importantes. A relação como um todo é importante”. Essa tomada de posição faz a diferença e permite que ambos se sintam compreendidos, amados e apoiados.

No entanto, demasiado compromisso pode conduzir a uma relação pouco saudável, se está constantemente a ceder e a contentar-se com 5% daquilo que quer e o seu companheiro 95%, este desequilíbrio arrisca-se a ser pesado de mais.

Também quando se compromete com o que não pode ou não é capaz, tal não é saudável. Por isso, é de cinco territórios pessoais que falamos e que jamais devem ser violados numa relação. E se o são, então falamos de comportamentos que têm de ser interrompidos, sob pena de comprometerem o relacionamento.

O autorrespeito

Autorrespeito significa “orgulho e confiança em si mesmo; um sentimento que indica que está a comportar-se com honra e dignidade”. O seu companheiro não deve dizer-lhe o que vestir ou não porque o seu estilo é o que a define, por este motivo deve sempre defender as suas escolhas e deixar que esse limite é para ficar claro.

É válido dar uma opinião, mas mudar drasticamente detalhes na personalidade para agradar a alguém não pode suceder. O amor-próprio não deve ser comprometido.

Nesses casos, o melhor que tem a fazer é explicar ao outro como se sente e pedir para que deixe de fazer coisas que prejudiquem o seu autorrespeito. Dessa forma podem chegar a um compromisso melhor e que agrade a ambos os lados.

Ou seja, um compromisso saudável não fará com que se sinta inferior nem a deve forçar a aceitar determinados comportamentos e sentir-se culpada. Antes pelo contrário, um compromisso saudável fortalece a relação e mantém o respeito por si própria intacto.

Sentido de independência

De forma a manter uma relação saudável é preciso também manter a independência, pois são precisos dois para um relacionamento e não se devem anular um ao outro.

Lembre-se que quando entra numa nova relação tem os seus próprios objetivos de vida, sonhos, hobbies, amigos, etc, e essas metas não devem ser esquecidas. O parceiro certo vai saber respeitar a sua independência e encorajá-la a fazer o que mais gosta e a alcançar os seus objetivos..

O companheiro ideal fará com se sinta segura e vai encorajá-la a dar o seu melhor.

As suas opiniões

Opiniões divergentes no seio de numa relação são uma constante, e é por isso que muitas vezes é preciso ceder. Porém, se sente que não tem voz na relação, tal é um alerta vermelho.

Ter confiança e coragem para partilhar a opinião, mesmo quando é contrária à do seu companheiro, mostra que não se molda e que não tem medo de ser quem é verdadeiramente.

Portanto, se alguém está a tentar silenciar a sua voz ou não valoriza as suas ideias, pense duas vezes. Para que um compromisso seja saudável é preciso que cada parceiro possa expressar o que sente e o que pensa e assim chegarem à melhor solução.

Os seus valores

São uma parte fundamental de quem somos e não devemos compromete-los. Desistir dos valores base é quase como negar a essência e isso pode conduzir à deceção, tristeza e ressentimento.

A melhor forma para que um relacionamento se mantenha saudável é encontrar uma forma de honrar os valores de ambas as partes.

A sua paz interior

A paz interior é fundamental para que exista harmonia entre o casal, por isso nunca deve ser comprometida.

Se numa relação os parceiros nunca concordam, discutem com frequência e existem mais dias maus que bons, então se calhar é melhor avaliar a situação e perceber se vale mesmo a pena, pois quando está em paz a sua mente está estável.

O companheiro certo fará com que se sinta serena e com o sentimento de que está onde devia estar. Claro que discussões e dias maus acontecem em todos os relacionamentos, mas não devem ser uma constante. Numa relação saudável há paz interior, segurança e tranquilidade.