Cinco erros que comete e que estão a acelerar o envelhecimento da sua pele

cuidados de beleza
[Fotografia: Polina Tankilevitch/ Pexels]

Manter uma rotina diária de cuidados de beleza no rosto é fundamental para manter uma aparência jovem e saudável. Contudo, mesmo cumprindo todas as prudências e aplicando creme hidratante, entre outros produtos, por vezes a pele parece que continua a envelhecer vertiginosamente.

A verdade é que pode estar a cometer pequenos erros que podem estar a conduzir a um envelhecimento precoce. Desta forma, deixamos uma pequena lista de deslizes e desatenções comuns que podem estar a acelerar esta degeneração.

Dormir maquilhada

Não remover os produtos que aplica durante o dia e antes de se deitar vai entupir os poros e provocar irritação, bem como envelhecer a pele. Outra consequência deste comportamento pode culminar com o surgimento de espinhas.

Portanto, por muito cansada que esteja no fim do dia, o melhor é remover sempre a sua maquilhagem antes de se deitar.

Não cuidar do pescoço

Por muito estranho que possa parecer, este é um cuidado que deve ter se quer preservar o seu rosto. Aplique hidratante e protetor solar nesta área para evitar uma aparência envelhecida e pele flácida.

Use protetor solar

Não julgue que o protetor solar só deve ser usado no verão. A verdade é que este deve ser aplicado durante todo o ano, pois a sua pele absorve os raios UV e os danos causados pelo sol todo o ano. Opte por usar um protetor com um mínimo de FPS 30.

Alimentação e desidratação

Os maus hábitos alimentares têm um grande impacto na sua pele. O abuso de alimentos processados pode causar danos no seu rosto. Dê preferência a alimentos como frutas e vegetais que têm propriedades antienvelhecimento e vitaminas. Manter uma dieta saudável também pode promover o aumento da produção de colagénio, o que permite que fique com uma pele mais firme e elástica.

Mas manter uma dieta equilibrada não é a única opção que deve ter em mente, beber água é fundamental para uma boa aparência.

A posição em que dorme

Sabe que a forma como dorme pode causar rugas no seu rosto e proporcionar um aspeto mais envelhecido? Dormir de barriga para baixo e com a cabeça na almofada contribuiu para o aumento das rugas na face. Por muito confortável que seja dormir nesta posição, a fricção que causa na pele – durante horas – pode criar rugas na testa e os célebres pés-de-galinha ao redor dos olhos, bem como rugas em volta das bochechas e do maxilar.