Cinco formas de sentir que tem controlo sobre uma situação

iStock-1196352291 (1)
[Fotografia: iStock]

Não há dúvida que desde que a pandemia provocada pelo novo Coronavírus surgiu em Portugal, muitas pessoas ficaram com medo do desconhecido. Afinal, ainda muito pouco se sabe sobre esta doença que já provocou mais de seis milhões de casos confirmados, mais de 380 mil mortos em todo o mundo. O facto de não ter controlo sobre o que se está a passar é algo que, para muitos, pode afetar gravemente a saúde mental.

Citada pelo site The Huffington Post, Beth Marnix, psicóloga clínica, diz que “sentir-se desamparada, assustada, preocupada ou descontrolada é uma reação normal e esperada em mudanças repentinas, tragédias ou experiências de grande stress“.

Segundo o mesmo órgão de comunicação, a terapeuta de casamento e família Kathleen Dahlen deVos, afirma que, nestas situações, pode haver sintomas de ansiedade, depressão ou esgotamento nervoso.

Felizmente, as especialistas explicam que existem algumas maneiras de gerir as emoções e sentir que se tem mais controlo sobre a vida durante a incerteza da pandemia.

Veja agora algumas etapas práticas que pode seguir.

Identifique o que pode controlar na sua vida

Viver uma pandemia global pode fazer com que se sinta mais impotente do que nunca, mas é crucial lembrar que “muito pouca coisa na vida está sob nosso controlo”, refere Kathleen Dahlen deVos.

Ao invés de insistir na incerteza, considere o que está ao seu alcance. Sempre que se sentir ansiosa, a terapeuta sugere a elaboração de três perguntas a si mesma: Qual é a minha intenção neste momento? Que ações quero tomar agora? Como posso responder a este episódio, dor ou emoção desconfortável?

“Concentrar-se nas suas intenções, ações e respostas pode mudar o sistema nervoso, fazendo-o alterar do modo de luta ou fuga para o de descanso e de compreensão”, explica a especialista.

Seja solidário

Se se está sobrecarregada de ansiedade ou preocupação, considere o que pode fazer para ajudar um estranho ou ente querido. “Fazer este tipo de ações é algo no qual tem controlo”, diz Tess Brigham, terapeuta de casamentos e família ao The Huffington Post.

Parte destas ações incluem fazer uma doação monetária, comprar mantimentos necessários a uma instituição ou, simplesmente, fazer voluntariado.

Estabilize uma rotina

O quotidiano ao qual estava habituada antes do novo Coronavírus pode ser algo que não vai existir nos próximos tempos. Por essa razão, é importante estabelecer um novo senso de normalidade na sua vida.

Uma rotina oferece alívio através da previsibilidade, podendo dar uma sensação de controlo da situação, diz Kathleen Dahlen deVos.“A rotina permite que os nossos cérebros funcionem um pouco em piloto automático, o que lhes dá uma pausa necessária para tantas informações novas”, refere a especialista.

Afaste-se das redes sociais de vez em quando

É tentador verificar as redes sociais a cada uma hora, mas estar demasiado imersa na Internet pode afetar a saúde mental.Kathleen Dahlen deVos aconselha a que “se tente limitar a ler sites de notícias e ter horas específicas para consultar as redes sociais“.

Aceite o que está a sentir

Quando sentir tristeza, desamparo ou ansiedade, tente não se julgar nesse processo. “Estamos muito preparados para nos concentrar em como sermos felizes 24 horas por dia, sete dias por semana, mas isso não é realista”, revela Tess Brigham.

Se sentir uma sensação persistente de desespero ou pavor, ou experimentar uma “perda de motivação, interesse ou prazer que parece não estar a passar, pode ser necessário falar com um profissional de saúde mental ou procurar ajuda“, explica Beth Marnix.