Cinco formas de ter um maior controlo sobre as suas emoções

iStock-1126641739 (1)
[Fotografia: iStock]

Uma vez que a pandemia provocada pelo novo Coronavírus veio alterar a vida de muitas pessoas, nos últimos meses, tornou-se crucial aprender a gerir as nossas emoções. Se chora com facilidade ou se os pensamentos negativos se sobrepõem aos positivos, está na altura de prestar atenção à sua inteligência emocional.

A inteligência emocional é definida como a capacidade do ser humano de aprender a desenvolver, controlar e expressar corretamente as suas emoções, da felicidade ou euforia à tristeza e raiva.

Principalmente nestas duas últimas emoções, é importante saber como controlá-las para que os seus pensamentos e atitudes não sejam dominados por elas.

Como tal, existem algumas maneiras de trabalhar na sua inteligência emocional para ter um maior controlo da sua vida.

Não tenha medo das suas emoções

Muitas pessoas optam por esconder a raiva ou tristeza por trás do sorriso, desde que isso não as afete a longo prazo. Mas, como sabemos, isso pode ser contraproducente e ter um efeito de “bola de neve”: quanto menos se expressa e reflete sobre essas emoções, tudo fica mais intenso, ao ponto de causar uma avalanche emocional.

É preciso entender que as emoções e sentimentos são algo que faz parte da natureza humana, e que é normal, por vezes, sentirmo-nos tristes ou com raiva. O que deve fazer é perguntar-se sobre o que a faz sentir dessa maneira e tentar resolver ou analisar a situação para obter ferramentas que a vão ajudar.

Analise antes de ter uma reação

Em tempos de tensão, uma pessoa que trabalha na sua inteligência emocional prefere analisar e encontrar uma solução, ao invés de entrar no campo de batalha. Às vezes, é tentador juntar-se aos gritos e reclamações, mas se pode controlar essas reações e discuti-las melhor quando necessário, isso vai ajudá-la muito, especialmente em situações em que precisa estar 100% vigilante. Acalmar-se, ouvir e analisar pode ser uma boa maneira de evitar perder o controlo.

Defina metas

A vida tem altos e baixos: por vezes sente-se bastante feliz e outras vezes não quer sair da cama. A inteligência emocional não nega isso, mas o que faz é procurar algo que a motive a não perder o bom ritmo. Nos dias em que não pode parar, procure metas que acompanhem esse ritmo. Nos dias em que é difícil ver o lado bom da vida, defina metas que a ajudem a permanecer ativa e motivada.

Aprenda a observar

As pessoas que fortaleceram a sua inteligência emocional sabem que as reações, respostas e sentimentos podem afetar uma interação, por isso são cuidadosas nos relacionamentos com os outros. Por outro lado, aprendem a ler as outras pessoas para definir a melhor maneira de responder, sem causar discussões.

Mantenha a mente aberta

Pessoas emocionalmente inteligentes são, frequentemente, acessíveis a outras pessoas e criam uma boa atmosfera, seja pessoal ou profissional. Isso é útil para comunicar ideias ou resolver problemas. O truque é não fechar a sua perspetiva e aprender com o que os outros têm a dizer.