Cinco passos para cuidar das flores que tem em casa

iStock-1155210063 (1)
[Fotografia: iStock]

Se já aderiu à tendência de ter plantas espalhadas pela casa, é provável que já tenha percebido que tratar de um planta não é algo fácil. No início, pode até ter pensado que estas não precisavam de muitos cuidados, mas a verdade é que as plantas são seres vivos e precisam da nossa ajuda para sobreviver.

E se a espécie no vaso dá trabalho, imagine as flores que parecem morrer da noite para o dia. Mas, para ajudá-la na tarefa de cuidar das suas plantas, há cinco dicas infalíveis que fazem com que elas durem mais tempo.

Para flores em bouquet

Retire sempre os plásticos e papéis envoltos nas flores. Os dois materiais prejudicam o seu desenvolvimento e tendem a reduzir o seu ciclo de vida. Coloque-as sempre num vaso de acordo com o tamanho e procure um local que não tenha exposição direta ao sol.

Vitamina

Quer que as suas plantas pareçam sempre que foram recentemente colhidas? O segredo é fazer uma solução caseira para manter a sua flor sempre bonita e perfumada. A receita é muito simples e só leva limão, vinagre, açúcar e água.

Misture um litro de água, sumo de meio limão, duas colheres de chá de açúcar e duas colheres de vinagre branco. Lembre-se sempre de trocar a água dia sim, dia não.

Tenha atenção aos excessos

Há quem mate a planta de sede, mas há ainda os que a deixam morrer afogada. Coloque pouca água e solução caseira no vaso. O excesso é prejudicial, pois os fungos e as bactérias tendem a aparecer e apodrecer a raiz.

Faça reparos

É ideal cortar a ponta do talo da flor cada vez que houver a troca de água. Isso vai mantê-la mais saudável. Corte sempre na diagonal, com uma tesoura limpa. Esse corte permite que a planta absorva melhor a água.

Não tenha medo de arrancar folhas e flores

Folhas e flores estragadas devem ser retiradas do arranjo uma vez que incentivam a proliferação de bactérias, destruindo o resto da flor. Deve fazer isso a cada troca de água.