Cinco passos para devolver o brilho natural ao seu cabelo

iStock-511217868 (1)
[Fotografia: iStock]

Ter os cabelos naturalmente brilhantes, bonitos e hidratados parece um desejo impossível de alcançar. Mas se lhe dedicarmos tempo suficiente e cuidarmos bem dele, podemos ter os fios desejados.

Após os danos do verão causados pelo sal marinho, sol ou mesmo calor dos ferros, é normal ver que os cabelos fiquem mais secos e percam o brilho. No entanto, há pequenos passos que podem ajudar a dirimir estes efeitos danosos.

Se quer restaurar a hidratação e torná-lo mais brilhante, tome nota destas dicas.

Hidratação

O passo mais importante para ter os cabelos brilhantes é cuidar deles ao máximo. Sabemos que existem muitas razões pelas quais os fios podem perder o brilho. Dois deles são o excesso de humidade e a falta de proteína, que são um problema constante, mas fácil de resolver.

A coloração artificial do cabelo, bem como os dispositivos de aquecimento – como o secador de cabelo ou os ferros – roubam o brilho ao cabelo, danificando-o mais facilmente. É importante realizar um tratamento hidratante uma ou duas vezes por semana, deixando o produto trabalhar por, pelo menos, meia hora. Pode fazer isso em casa utilizando óleos capilares, algumas ampolas hidratantes ou o amaciador habitual.

Secar de forma adequada

Cuidar bem do cabelo não é a única coisa que lhe dá brilho, também devemos aprender a secá-lo corretamente. É essencial que deixe o cabelo secar um pouco antes de usar o secador, ou limpe-o com uma toalha primeiro. Evite usar o secador em cabelos completamente molhados. De seguida, seque o cabelo com o secador, de modo a que a corrente de ar passe das raízes até as pontas. Isto fará com que a cutícula da superfície do cabelo se feche e faça o seu cabelo brilhar mais. Para além disso, não se esqueça de aplicar algum tipo de protetor contra o calor.

Produtos com água micelar: a solução para revitalizar o cabelo

Se pensa que a água micelar só pode ser usada no rosto, desengane-se. Este produto refrescante e eficaz também existe em produtos para o cabelo. Na verdade, é uma ótima opção quando se trata de devolver a hidratação aos fios. Um champô, amaciador ou spray que contém água micelar, limpa profundamente e remove as impurezas sem ressecar ou ser agressivo.

Produtos de espuma para evitar danos

Se quer um cabelo nutrido e brilhante, não apenas deve seguir os conselhos anteriores, mas também é importante prestar atenção aos pequenos detalhes. Se o seu cabelo for liso e perder força após o verão, comece a usar um amaciador de espuma. Este produto fornece hidratação ao cabelo e algum volume.

Quando sair do banho, tente não esfregar o cabelo com a toalha, mas bata suavemente para remover a humidade: pegue na toalha e pressione fio por fio, da raiz às pontas. Ao modelar, tenha muito cuidado e use um pente de dentes grossos. O cabelo molhado é muito delicado e facilmente danificado.

Nutrição saudável para cabelos brilhantes

O que comemos influencia a estrutura interna do cabelo e, portanto, o seu brilho. Na verdade, diz-se que o estado do cabelo é um reflexo do estado geral em que nos encontramos.

Uma dieta equilibrada, rica em proteínas, vitaminas e ácidos gordos, é vital para o cabelo, uma vez que estas substâncias atuam como uma cura interna. Portanto, nos seus pratos nunca devem faltar ingredientes como peixe, nozes, frutas e legumes.