Cinco passos para manter a amizade quando um amigo muda de cidade

amigas
[Fotografia: iStock]

A vida adulta é uma fase de grandes mudanças. É preciso conciliar horários, desejos e prioridades, algo que quando era mais nova era mais fácil. Na verdade, quando se é jovem não há nada para fazer, exceto estar com aquele grupo de amigos.

Mas na fase adulta torna-se mais difícil fazer amigos porque, afinal, conseguir arranjar tempo para esse processo é algo complicado.

Atualmente, pode já estar habituada ao seu grupo de amigos de há muitos anos e, por essa razão, pensa que não vale a pena investir em novas amizades. Mas, e se de repente, um dos seus amigos mais próximos se mudar para um local longe da sua cidade?

No que diz respeito a esta questão, normalmente, a amizade não se perde, desde que haja um esforço de ambas as parte.

A pensar em todas as mulheres que têm amigos que estão longe, o Delas.pt reuniu quatro dicas para que a ligação que antes tinham, não se perca.

Diga-lhe explicitamente que quer continuar a amizade: É provável que sinta algum desconforto com esta situação. No entanto, não há mal em relembrá-los que quer manter a amizade, apesar da distância geográfica. Procurem arranjar maneiras de continuar a comunicar-se como faziam anteriormente.

Não comuniquem apenas por de mensagens de texto: Atualmente, basta enviar uma mensagem de texto que esta chega rapidamente ao outro lado do mundo e pode obter uma resposta rápida. No entanto, conseguir fazer uma chamada ou vídeo chamada torna-se mais difícil devido aos horários diferentes. O melhor que tem a fazer é definir previamente uma data para que se possam comunicar de outra maneira sem ser por mensagens de texto.

Não tenha ciúmes das amizades mais recentes do/a seu/sua amigo/a: É inevitável que o seu amigo/a faça novos amigos na cidade para onde se mudou. Também é inevitável que fale consigo sobre essas novas amizades. Tente esforçar-se para não sentir ciúmes dos novos amigos. Pense que o facto de ele/ela ter arranjado novos amigos é uma forma mais fácil de se adaptar à nova cidade.

Continue a convidá-lo/a para tudo: Mesmo que estejam separados/as por quilómetros, não pare de o/a convidar para fazer atividades consigo. Sempre que tenha oportunidade, convide-o/a para a visitar ou vá à cidade onde ele/ela vive. Isto vai fazer com que ele/ela perceba que, apesar da distância, continua a pensar em estarem juntos/as.

Faça planos anuais: Uma noite de raparigas, uma viagem de fim de semana, um jantar numa data especial, seja o que for, faça um plano anual para estarem todos juntos. Isto vai garantir que todos os anos, numa data especial, sabe que vai estar novamente com o seu grupo de amigos.