Cinco passos para recuperar de um término de uma amizade

iStock-1157114815 (1)
[Fotografia: iStock]

Às vezes, separar-se de uma amiga é mais doloroso do que terminar uma relação amorosa. Se existiu uma discussão forte que levou à vossa rutura, ou se, simplesmente, se afastaram com o tempo, perder alguém que costumava ser bastante importante na vida não é algo fácil de ultrapassar.

Os amigos são algumas das pessoas mais próximas de nós e, depois de partilhar segredos e criar memórias, pode ser difícil entender como acabar com uma amizade é o melhor.

No entanto, existem maneiras de superar uma separação de melhores amigos e sair mais forte e confiante que antes.

Há cinco passos a seguir para conseguir fazer isso:

Entrar em contacto com conhecidos e criar novas amizades

Sem as mensagens constantes da antiga melhor amiga, pode ser fácil começarmos a sentir-nos sozinhas. Ser extrovertida e aberta com as outras pessoas vai atraí-las, criando assim novas amizades verdadeiras. Enviar uma mensagem a uma pessoa com quem se esteve numa aula ou na praia é um dos passos mais importantes a dar depois do término de uma relação de amizade.

Passar mais tempo com a família

Amigos vêm e vão, mas a família é para sempre. Podemos confiar nos pais, irmãos, tias ou tios, primos, avós – qualquer pessoa na família em quem confiemos. Por vezes, um abraço da mãe ou um café com a irmã pode fazer uma enorme diferença e ajudar a colocar tudo em perspetiva.

Tirar algum tempo de para refletir

Ficar sozinha pode parecer algo realmente assustador. É fácil sentir que ninguém se importa ou que todos os entes queridos vão esquecer-nos se não estivermos constantemente com eles, mas o fim de qualquer relacionamento merece algum tempo para realmente pensar. Depois de terminar uma amizade, fazer uma reflexão sincera e considerar os comportamentos ou ações que estão na mesa e que podem ter piorado a relação, é importante. Compreender os próprios erros e tentar colocar-se no lugar da outra pessoa por um momento pode ajudar a aprender mais sobre nós mesmas e como abordar futuras amizades e relacionamentos.

Não reagir com raiva

À medida que o rompimento de uma amizade persiste na mente, podemos ficar tentadas a enviar uma mensagem desagradável para a pessoa com quem nos chateámos. É necessário tirar um tempo para processar sem continuar a piorar a situação. Dizer coisas no calor do momento que são movidas pela mágoa e raiva fazem com que nos arrependamos mais tarde.

Considere a reconciliação

Mesmo que não se consiga imaginar agora, mais tarde, podemos querer reavivar a amizade depois de termos passado algum tempo separadas. Para o realizar, é preciso fazer o possível para comunicar com a amiga que pode estar disposto a perdoar mais tarde.