Cinco passos para ter a cozinha sempre organizada

iStock-1132552610 (1)
[Fotografia: iStock]

Quer esteja a tentar fazer uma nova receita, a preparar vários pratos ao mesmo tempo ou, simplesmente, a desejar ser uma Marie Kondo na cozinha e trabalhar num ambiente limpo e organizado, há várias formas de tornar esse desejo possível.

Se houve altura para arrumar a casa em condições, foi enquanto estivemos de quarentena, mas ainda assim, é possível que ainda faltem alguns espaços da casa para arrumar.

Não há dúvidas de que a cozinha é um dos espaços da casa mais preenchidos, quer seja por comida, utensílios ou eletrodomésticos. Mas na altura de fazer o almoço ou o jantar, não há nada mais incómodo do que ter este espaço desorganizado.

Para ajudá-la a saber como pode organizar a sua cozinha, há dicas que deve seguir para que possa cozinhar em paz e sem o stress da desarrumação.

Mantenha as sobras em recipientes selados e guarde-as onde as veja

Cozinhar numa quantidade maior que o normal pode ser uma boa técnica para economizar tempo e reduzir o número de pratos a serem lavados, mas é importante acompanhar as sobras para que sejam comidas antes que fiquem estragadas.

As sobras devem ser armazenadas em recipientes adequados e visíveis no frigorífico para que não sejam esquecidas. Opte por utilizar recipientes de vidro com tampas bem ajustadas, pois são melhores para manter as sobras cozidas mais frescas.

Aponte o que tem guardado no frigorífico

De maneira semelhante, congelar sopas, molhos e pratos preparados para uma data posterior pode economizar tempo e reduzir o desperdício de alimentos. Ter um sistema organizacional permite saber o que tem guardado.

Crie um sistema para manter vegetais congelados empilhados juntos, bem como as sopas, molhos ou pratos congelados. Se o frigorífico estiver cheio, tente manter uma pequena lista de verificação do que está armazenado com datas.

Mantenha os ingredientes mais usados ​​ao seu alcance e livre-se do que não usa

Limpe tudo o que não precisa. Ingredientes antigos de uma receita que experimentou há cinco anos e nunca mais usou, itens que estão fora da validade ou que simplesmente não usa devem ser deitados fora.

Limpar os armários e organizar os ingredientes por si só fará com que seja mais eficiente. Coloque os ingredientes que mais usa e aqueles com prazo de validade menor à frente, na prateleira. Pode ser tentador manter óleos e ingredientes de uso comum perto do fogão para facilitar o acesso, mas o calor pode afetar negativamente o prazo de validade e a qualidade desses produtos. Mantenha as especiarias, azeite e outros ingredientes delicados numa área separada, longe do fogão, num local fresco e seco.

Organize os ingredientes da despensa com base na frequência que os usa

Além de manter os óleos e temperos mais usados ​​ao alcance, pode ser útil manter os ingredientes de panificação separados dos salgados e subdividir ainda mais a culinária.

Agrupe ingredientes semelhantes e use pequenos frascos de vidro para manter tudo uniforme.

Mise en place

Uma frase em francês que se traduz em “tudo no seu lugar”, mise en place é o processo de preparar os ingredientes de uma receita antes de começar a cozinhar.

Este truque é útil antes de iniciar uma receita e fará com que tudo se reúna muito mais rapidamente. Prepara antes de começar a cozinhar de verdade.

Preparar e medir com calma tudo o que precisa antes de ligar o fogão ou o forno garante que não está a lutar para encontrar um ingrediente e a prestar atenção à tarefa em questão.