Cinco passos que deve seguir para dizer a alguém que gosta dele

conversa
[Fotografia: iStock]

O facto de ter de dizer a alguém que tem sentimentos amorosos por ela pode ser assustador. Na verdade, várias mulheres optam por esconder esses sentimentos e acabam por sofrer em silêncio.

Se disser sempre a verdade sobre aquilo que está a sentir, vai ver que acaba por tirar um peso de cima. Mesmo que o resultado não seja aquele que idealizou, o alívio que vai sentir é melhor do que todo o sofrimento que guardou.

A pensar em todas as mulheres que têm sentimentos amorosos por alguém, mas sentem medo de falar sobre eles, o Delas.pt reuniu cinco dicas sobre como deve abordar esta questão. Descubra agora.

1- Tenha a certeza dos seus sentimentos

Antes de dizer a uma pessoa que gosta dela, deve garantir que os seus sentimentos são sérios e não apenas temporários ou ilusórios. Pergunte a si mesma se se vê com aquela pessoa daqui a uns anos. Assim que tiver a certeza dos seus sentimentos, pode mais facilmente explicá-los.

2- A escolha do momento ideal

Apesar de não existir um momento certo para admitir que tem sentimentos por alguém, há alguns fatores que podem jogar a seu favor. Antes de tudo, é importante certificar-se de que passa bastante tempo com aquela pessoa para tentar saber como ela vai reagir. Tente saber se ele/a passou por algum relacionamento traumático recentemente ou se ainda tem sentimentos por outra pessoa. Estas circunstâncias externas podem fazer com que tenha de esperar mais um pouco para ter a conversa.

3- Acerte na localização

Não deve ter esta conversa através de mensagens de texto e, principalmente, também não a deve ter se estiver alcoolizada. Opte por falar em público, num local tranquilo que conheça e com um cenário casual. Para falar dos seus sentimentos com a pessoa de quem gosta é importante que se sinta confortável.

4- A hora de falar

Uma vez cumpridos todos os passos anteriores, chega a altura de dizer como se sente. Dar início à conversa pode ser assustador, mas não se contenha. Encontre uma pausa natural na conversa e vá direta ao assunto. Não vale a pena tentar que a pessoa adivinhe o que está a sentir com frases como “gosto da tua companhia”. Para além de poder correr mal, vai fazer com que se sinta mais atrapalhada para falar.

5- Seja natural

A conversa pode correr de duas maneiras: bem ou mal. Se correr bem, desfrute da companhia e da conversa que pode surgir a partir desse momento. Se a outra pessoa não sentir o mesmo, agradeça por ele/a ter sido honesto/a consigo. Pense que agora que sabe como o outro se sente, pode seguir em frente e sem esperanças.