Cinco razões que explicam porque estamos mais cansados à segunda

pexels-pixabay-247314
[Fotografia: Pexels]

A angústia do regresso ao trabalho após o fim de semana é uma das razões que leva a que, para grande parte das pessoas, a segunda-feira seja sinónimo de maior cansaço do que a sexta.

Porém, esta não é a única razão para que tal aconteça. A alteração dos ritmos normais, os horários e até noites mais longas, mesmo em confinamento, podem contribuir para agudizar esta sensação de mal-estar em dia de monday blues, uma expressão alusiva a depressão ligeira.

Veja abaixo o que a leva a sentir isto e o que tem de fazer para mudar.

As noites de sono perdidas não se recuperam. Ao fim de semana sofremos de choques de sono, vamos para a cama muito mais tarde e, tendencialmente, dormimos menos horas. Mas mesmo que se durma até mais tarde, o corpo habituado a um ritmo distinto, não se desintoxica nem reabita como se se tivesse deitado às 23h00 e acordado às 7h00.

O fim de semana serve para fazer coisas diferentes, alterar a rotina o que à partida parece uma ótima ideia. Só que não é. o esforço que requeremos ao corpo durante os dias de lazer para fazer caminhadas, desportos ou dormir até mais tarde altera tudo: os ritmos da respiração e do batimento cardíaco, a digestão, etc. Quando voltamos ao pulsar dos dias de trabalho, o corpo tem de readaptar novamente os seus ritmos biológicos.

Há outra razão menos óbvia para se sentir mais cansada à segunda-feira: pode ser um dos sintomas da depressão que o trabalho lhe provoca. Se tem um trabalho de que não gosta ou se se sente demasiado pressionada ou stressada em ambiente laboral pode estar a desenvolver cansaço relacionado com a desmotivação.

Dormir pouco faz mal mas dormir de mais ainda é pior. Dormir para lá das 8 horas pode ter um efeito perverso. Se desligar o corpo demasiado tempo, as partes em que ele se apoia para dormir começam a doer, o cérebro tem mais dificuldade em despertar e corre-se o sério risco de ficar relaxada demais, sem conseguir recuperar de imediato.

Por falar em cérebro, é importante mantê-lo ativo durante o fim-de-semana, sobretudo se o fizer com uma atividade completamente diferente da que a ocupa no dia a dia. Ficar a matutar no que se passou na semana anterior é pouco produtivo, vegetar em frente à televisão a ver trash tv também não é boa ideia – só via resulta numa dificuldade sobrehumana em “ligar” o cérebro na segunda-feira. Por contrapartida, ler um bom romance ou biografias de pessoas que a inspirem pode ser uma boa prevenção do cansaço de segunda-feira.