Cinco soluções para lidar com o ex nas redes sociais

iStock-1148668221 (1)
[Fotografia: iStock]

Perfeitas para guardar e partilhar bons momentos, as redes sociais acabam por estar repletas de fotografias de casais apaixonados. O pior é quando a relação acaba, pondo à prova a capacidade de resistir à tentação de espreitar a conta do ex e surgindo a dúvida de manter ou eliminar todas as imagens a dois.

As redes sociais parecem ter pensado em todas as opções e dão aos utilizadores várias hipóteses (conheça-as na galeria acima). Até porque se há quem queira e consiga eliminar tudo, cortando relações definitivamente, também há quem goste de relembrar o passado e recordar os momentos felizes.

Cada relação é uma relação, assim como cada pessoa tem uma forma própria de pensar e agir. No entanto, independentemente do motivo da separação, “os laços estabelecidos ao longo de anos de convivência não se dissolvem de um dia para o outro”, explica, no livro Verdades, Mentiras e Porquês, a especialista em mediação familiar e de conflito, Margarida Vieitez. Acrescentando que “sentir vontade de o ver e sentir curiosidade em saber o que se passa com ele, pode acontecer”.

E embora seja normal, é importante a pessoa começar a desligar-se da relação que acabou: “Tente não perder o seu tempo satisfazendo curiosidades que não significam grande mais-valia em termos do bem-estar emocional e psicológico para si. Pouco a pouco tente afastar-se, neutralizar os impulsos e ‘bloquear’ as redes”, aconselha a terapeuta.

Veja as medidas pode tomar para andar pelas redes sociais com o coração a salvo.

Arquivar: já diz o ditado: longe da vista, longe do coração. Esta opção é basicamente como agarrar em todas as fotografias e guardá-las numa gaveta. Quando quiser fazer uma visita ao passado é só ir ao arquivo.

Apagar tudo: há quem prefira apagar tudo, não deixando para trás nada que pudesse trazer à memória a relação passada. Para isso é só apagar todas as fotografias e excluir o ex, evitando também que publicações dele(a) surjam diante dos olhos.

Bloquear: há quem vá mais longe e além de excluir o ex acabe também por o bloquear, impedindo também que a outra pessoa tenha acesso ao perfil de quem a bloqueou.

Desviar o pensamento: o truque é distrair o cérebro, arranjando alguma coisa para fazer assim que se pensa em ir ver o perfil do ex. Ligar para um amigo e combinar um café, ir para o ginásio ou simplesmente fazer algo de que se gosta podem ser boas técnicas para resistir à tentação.

Deixar tudo como estava: há quem lide bem com a situação e se recuse a apagar memórias. Nesse caso é só manter a rede social tal e qual como estava.