Cinco tipos de discussões que acabam com os relacionamentos

Argumentos relação problema alarme atenção lifestyle namoro relação casamento
[Fotografia: Unsplash/Everton Vila]

Pequenos deslizes que arriscam por fim a um relacionamento e formas de melhor lidar com a vida a dois são as respostas para os problemas do dia que vão desgastando as relações e os casamentos. Especialistas elencam os mais comuns e a melhor forma de os evitar ou resolver

Simples apontamentos como “esqueceste-te de lavar a loiça” ou “nunca ajudas em casa” e, rapidamente, após algum tempo, o nível de queixas começa a subir de tom. Podem mesmo chegar a criticas à forma de o outro se comportar: “Tu és preguiçoso e egoísta”.

O que começou por ser um problema com uma tarefa de casa acabou com um comentário negativo sobre um traço da personalidade. Lesli MW Doares, consultora e coach de casamentos, disse, ao site Livelystones, que tal acontece ao longo do tempo e que corrói – podendo mesmo destruir – relacionamentos.

A especialista afirmou que as pessoas não podem discutir apontando o dedo com frases como “tu não fizeste…”.

Quando discute, procura sempre ter razão. É importante que não tente ter razão, mas sim chegar a um entendimento com a outra pessoa da melhor forma de resolver as coisas.

A planeadora de casamentos Bonnie Wilson afirmou ao site que ninguém está 100% certo. Antes de conversar com a pessoa, pense no que quer dizer. Antonia Hall, psicóloga, aconselha as pessoas a pensar como uma equipa para que o relacionamento funcione a longo prazo.

Quer ter filhos? A maternidade pode ser um assunto que já tenha sido discutido anteriormente, mas sobre o qual a outra pessoa pode ter mudado de ideias. Caso não estejam na mesma página, neste tema, é possível existir ressentimento perante o parceiro, segundo Brooke Wise, fundadora da Wise Matchmaking.

Continua a ter as mesmas discussões? É provável que esteja chateada com outra coisa e não pelo rolo de papel que ficou por trocar pela terceira vez consecutiva.

Enquanto casal podem estar a ter conflitos maiores e as tarefas do dia a dia estão a servir como desculpa para descarregar a tensão, tal como revelou o Instituto Gottman.

O psicoterapeuta Marni Feuerman adianta que se não se mostrar aberta a resolver a situação, falando de forma equilibrada e fazendo o esforço que para que resulte pode acabar em separação.

Por fim, discutem por causa de relações sexuais. Se quer ter sexo e o companheiro recusa, pode existir falta de intimidade e ela pode estar relacionada com ansiedade ou algum problema médico. É importante verificar, com clareza, todas as opções

“Por causa da vulnerabilidade física e emocional do sexo, isto pode ser um obstáculo difícil de superar”, afirmou Laurel House, coach de relacionamento com celebridades e especialista em sexo.

De acordo com um estudo feito pela Universidade de Toronto-Mississauga, os casais que vão fazendo cada vez menos sexo durante a semana tem tendência a ser menos felizes.

Procure conversar e tentar perceber o que se passa para não estar a existir sexo na relação.