Cinco tipos de dores de cabeça e como as distinguir

Dores de cabeça saúde corpo mente enxaqueca tratamento médico precaução tipo
[Fotografia: Unsplash/Ivan Aleksic]

Existem as mais comuns e medicamente diagnosticadas e outras que podem ser geridas de forma mais individual. Uma decisão, claro, que nunca deve ser tomada sem conhecimento dos especialistas, mas nada como ficar a conhecer algumas delas e aprender a distingui-las desde logo.

As dores de cabeça ou cefaleias não se esgotam nestas cinco tipologias abaixo apresentadas, são bem mais. Mas, para já, conheça estas:

Uma das mais conhecidas é a enxaqueca. Normalmente, este tipo de dor de cabeça faz com que tenha dores agudas num dos lados da cabeça, sensibilidade à luz, ao som e ao cheiro.

Este tipo de dor pode ser gerado após stress, ansiedade, medicação, falta de alimentos, hormonas e falta de horas de sono.

Fora a medicação que um profissional de saúde possa recomendar, é sempre recomendável aligeirar com descanso numa sala escura, sem qualquer ruído, beber água e colocar um saco de gelo na testa.

As dores de cabeça por tensão acontecem quando existe ansiedade ou stress acumulado de várias origens, cansaço da visão, problemas de sono ou até de postura. Existe uma pressão na cabeça e pode estender-se até ao pescoço.

Este tipo de dor não agrava com a atividade física normal e pode variar a sua intensidade. Como tratar? Basta acertar as horas de sono, fazer exercício regular e alongar os músculos.

Ou então, fazer meditação, acupuntura, criar maneiras de gerir o stress ou ansiedade acumulada.

As dores por esforço acontecem quando a atividade física está a decorrer durante muito tempo, com grande intensidade. Corrida, sexo e levantamento de pesos são alguns dos exercícios e práticas que podem estar na origem destas cefaleias.

Usualmente, estas dores duram, em média, dois dias. Para as tratar, procure repousar.

Quem bebe cafeína em excesso também poderá ter dores de cabeça regulares. O corte do café ao final de duas semanas a beber consecutivamente cerca de 200 mg pode causar cefaleias.

Esta “ressaca” pode durar entre dois a nove dias, com sintomas visíveis como cansaço, dificuldade de concentração, mudanças de humor e, entre outros, irritabilidade.

As cefaleias também podem surgir durante ou depois da ovulação, por se registarem alterações nos níveis de estrogénio. Estas dores de cabeça duram entre dois a três dias.