São desagradáveis à vista, desconfortáveis até, mas o problema é quando evoluem para acne mais forte e profundo. Os pontos negros são acúmulos de gordura – a que se juntam fatores externos como, por exemplo, a poluição – que se formam em poros já abertos.
A limpeza diária da pele é essencial, mas esta não impede que estas pequenas marcas se alojem na pele. Ainda a tempo das festas da Páscoa ou apenas com possibilidade, tempo e vontade de cuidar de si, deixamos aqui três propostas de máscaras de beleza feitas com produtos que tem seguramente ou no frigorífico ou na despensa e que, par as preparar, não precisará de um curso intenso de estética.
E não vale a pena estranhar os ingredientes, eles podem parecer improváveis, mas garantem alívio das marcas da pele e das múltiplas manchas negras fruto dos ‘célebres’ pontos negros. E se gostar dos resultados, a indicação é a de repetir o processo com uma frequência semanal.
Máscara de clara de ovo
Esta proposta quer juntar as qualidades tonificantes da clara de ovo com as propriedades antimicrobianas do leite de coco que libertam a pele de agressões e que compõem os ingredientes desta máscara natural. Por isso, recomenda-se que bata uma clara de ovo à mão por cinco minutos e junte uma colher de sopa de óleo de coco derretido. Aplique diretamente sobre a zona dos pontos negros, deixe o líquido secar. Deve depois tirar a película que se formou na pele.
Máscara de tomate
O efeito deste ingrediente caracteriza-se, sobretudo, pela capacidade na desobstrução dos poros. Para experimentar, esmague meio tomate vermelho e junte-lhe uma colher de bicarbonato de sódio. Aplicar sobre as regiões do rosto mais afetados com delicados movimentos circulares. Deixe atuar por dez minutos e retire esta solução com muita água fria.
Máscara de gelatina
Coloque uma colher de sopa de leite quente, verta depois numa chávena e adicione 10 gramas de gelatina em pó sem sabor e 1 cápsula de carvão ativado. Mexa bem, aplique sobre o rosto e deixa atuar por 15 minutos. Ao contrário do preparado anterior, esta solução caseira deve ser removida com bastante água morna.