Subir

Clarice Falcão faz clip com nus frontais e meio Brasil não gosta

Clarice Falcão lançou um novo videoclip que está a gerar polémica no Brasil ao ponto de já ter sido retirado do Youtube. O tema ‘Eu escolhi você’ faz parte do álbum ‘Problema meu’, a melodia é simples, como os arranjos, e narrativa – a atriz, compositora e cantora já disse gostar de contar histórias – é a de alguém que escolheu outro alguém para uma relação porque sobravam os dois. Nada de especial, nada que tenha causado celeuma quando o álbum foi lançado.

Já o clip, publicado hoje na internet, levantou um coro de protestos por causa da nudez. O realizador Pablo Monaquezi escolheu um enquadramento constante: zona púbica de homens e mulheres. Há nus frontais, depilações totais, nada depilado, várias vezes e também traseiros. Os corpos de adultos de várias cores, pesos e feitios são filmados sempre na zona das ancas, a maioria das vezes nus, mas com direito a adereços, decorações e purpurinas. E dançam.


O vídeo fica também aqui, para que o possa ver e pensar por si. Já sabe: tem cenas de nu explícito, de homens e mulheres, de todos os tamanhos e feitios.

a carregar vídeo

O vídeo terá sido denunciado e retirado daquela rede social, apesar de ser etiquetado como conteúdo para adultos pela cantora, mas ainda corre no Vimeo. No Twitter a brasileira tinha avisado que o conteúdo ia ser chocante, considerado impróprio para famílias brasileiras.

O Brasil também está dividido quanto à nudez. E entre os que apoiam Clarice, lêem-se comentários sobre a hipocrisia de se mostrar mais facilmente cenas de violência do que cenas de corpos nus nas redes sociais, mas também os que chamam a atenção como para tanta gente, olhar para o próprio corpo ainda é um exercício difícil.

O vídeo fica também aqui, para que o possa ver e pensar por si. Já sabe: tem cenas de nu explícito, de homens e mulheres, de todos os tamanhos e feitios.

CM