“A menopausa não é o fim, mas o começo de uma fase poderosa, vibrante e cheia de coragem”, anuncia Cláudia Raia. A atriz brasileira, de 58 anos, que foi mãe já depois de lhe ter sido diagnosticada a menopausa, traz aos palcos de teatro a sua experiência. “Estou muito feliz por trazer esta peça a Portugal, na qual partilho a minha experiência e a de tantas outras mulheres que, como eu, descobriram que este é um momento de profunda transformação e autodescoberta”, refere a atriz citada em comunicado.
A comédia Menopausa, da autoria de Ana Tolledo, vai estar em cena no teatro Tivoli BBVA, em Lisboa, de 29 de janeiro a 2 de março e segue depois para várias cidades do país até 6 de abril. Em palco, Cláudia Raia vai estar com o companheiro e pai do filho Luca (com quase dois anos), Jarbas Homem de Mello.
A história quer trazer a debate público a vida de uma mulher com mais de 50 anos e que convive com nova fase da vida dela. Neste texto, Raia quer refletir “inquietações, angústias, sonhos e desejos impactados pela maturidade e pela incontornável menopausa”, refere o comunicado.
A peça chega numa altura em que a temática está em fase discussão na especialidade, no Parlamento, e depois de ter sido aprovada, em novembro de 2024 e em sede do Orçamento do Estado para 2025, um clausulado que prevê consultas de planeamento familiar que incluam a menopausa e um regime especial de comparticipação de hidrantes vaginais e vulvares e tratamentos prescritos por médicos. Uma passo adiante e que chegou quase dois meses depois do debate potestativo sobre saúde sexual reprodutiva feminina e que deixou à porta do Parlamento propostas de comparticipação de soluções farmacológicas e não farmacológicas para quem está na menopausa. Este processo ainda corre, mas espera-se que a medida aprovada em OE 2025 adiante esta matéria.
De regresso a Menopausa de Cláudia Raia, esta “é uma forma de dar visibilidade e voz a quem vive esta etapa de mudanças. É um privilégio contribuir para esta conversa tão necessária”, afima, citada, em comunicado, a diretora de Marketing & Marca da Wells, Marta Castro, e que se associa a esta apresentação.