Cleo Pires e Paulo Vilhena dão a cara pela campanha “Somos todos Paralímpicos”

Maisie Williams attends the premiere for the sixth season of HBO's
Cleo Pires e Paulo Vilhena

A mediatização dos Jogos Olímpicos tende a diminuir após a cerimónia de encerramento do evento dedicado aos atletas sem sequelas físicas. Mas os Jogos Paralímpicos estão a dias de arrancar. De forma a sublinhar a concretização do evento desportivo, os atores Cleo Pires e Paulo Vilhena protagonizaram recentemente a campanha “Somos Todos Paralímpicos”.

Sublinhar a importância e o respeito que os atletas desta competição merecem é um dos principais objetivos de Cleo Pires e Paulo Vilhena, que dão as suas caras conhecidas ao corpo amputado dos atletas. A atriz brasileira de 33 anos surge na fotografia, modificada digitalmente, a representar a paratleta brasileira de ténis de mesa Bruna Alexandre, ao passo que o ator brasileiro de 37 anos surge no corpo de Renato Leite, da modalidade de voleibol sentado.

Cleo Pires manifestou o seu orgulho em dar a cara pela campanha “Somos Todos Paralímpicos”, ao publicar uma fotografia de Bruna Alexandra na sua conta de Instagram. “Como embaixadora do comité paralímpico brasileiro sinto-me honrada em representar a Bruninha nessa campanha endossada pelo comité paralímpico e pelos atletas paralímpicos brasileiros. Apenas uma entre os nossos 279 atletas Paralímpicos”

https://www.instagram.com/p/BJf3RCaDbvI/

A ideia para a campanha partiu precisamente de Cleo, segundo o que revelou Clayton Carneiro, diretor da ‘Vogue Brasil’, publicação com a qual o comité estabeleceu uma parceria para a produção fotográfica.

Participar da campanha foi uma honra para mim. E para quem não sabe, a ideia toda da campanha foi da Cleo Pires. Sabíamos que seria um soco no estômago, mas estávamos lá por uma boa causa, afinal, quase ninguém comprou bilhetes para ver os jogos paralímpicos”, afirmou.

Cast member Maisie Williams attends the premiere for the sixth season of HBO's "Game of Thrones" in Los Angeles April 10, 2016. REUTERS/Phil McCarten - RTX29DDX
A escolha dos dois atores, assim como a edição a que as fotografias foram sujeitas, estão a gerar polémica nas redes sociais. Cleo já respondeu. | Fotografia: André Passos/ Vogue

Demasiado forte para não gerar polémica?

A campanha “Somos Todos Paralímpicos” definiu ainda como objetivo estimular a venda de bilhetes para assistir à competição, algo que parece estar a dar resultado. Depois das preocupações manifestadas por Clayton Carneiro, o Comité Paralímpico registou a venda de 133 mil bilhetes num só dia, sendo este o primeiro recorde batido nos Jogos Paralímpicos.

Mas nem o efeito positivo livrou a campanha das polémicas. Depois de a revista ‘Vogue Brasil’ ter divulgado as fotografias, vários brasileiros questionaram a publicação sobre a escolha de Cleo Pires para a campanha. A atriz respondeu com um vídeo curto e explícito na sua conta de Instagram.

Pra quem REALMENTE tiver interesse em ENTENDER e não ficar destilando veneno de inveja e recalque vai lá no snap @cleoayrosa

A post shared by CLEO – Jungle Kid (@cleooficial) on

 

https://www.instagram.com/p/BJh4HB5DMNB/?taken-by=cleopires_oficial&hl=pt

A revista ‘Vogue Brasil’ também já respondeu às críticas, num texto deixado na caixa de comentários da publicação que dá conta da campanha. “A ‘Vogue’ respeita a opinião dos leitores que discordaram do formato da campanha, mas reitera o seu compromisso em divulgar a importância da Paraolimpíada. Continuaremos a apoiar todas as iniciativas do comité paraolímpico que estimulem o comparecimento aos jogos”, escrevem na rede social Facebook.

Os Jogos Paralímpicos decorrem no Rio de Janeiro, no Brasil, entre os dias 7 e 18 de setembro.