Subir

Programa gratuito de preparação para o parto inclui os pais

Perceber as alterações inerentes à gravidez, ajudar na preparação do parto e na recuperação do pós-parto, bem como dar a conhecer cuidados a ter com o bebé, são alguns dos objetivos da iniciativa.

O programa é composto por 15 sessões e decorre na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), todas as segundas-feiras, das 18h às 20h30.

Existirão aulas mais práticas, com exercícios que estimulem o relaxamento e o autocontrolo, ajudando a grávida / casal na preparação para o trabalho de parto. Ficar a par dos direitos parentais, conhecer os diferentes tipos de parto, saber que cuidados ter com um bebé (como por exemplo no banho e massagens), perceber as vantagens do aleitamento materno e os problemas que podem surgir durante a amamentação, bem como promover a adaptação conjugal a esta nova fase da vida do casal, são alguns dos temas também abordados.

Inserido no projeto ‘Terna Aventura’, este programa a custo zero está a cargo de uma equipa de docentes da ESEnfC, da Unidade Científico-Pedagógica de Enfermagem de Saúde Materna, Obstétrica e Ginecológica, e conta ainda com a colaboração de estudantes do mestrado em Enfermagem de Saúde Materna e Obstetrícia.

Esta não é a primeira vez que a ESEnfC aposta num programa gratuito, além do de preparação para o parto, a decorrer no momento, a instituição tem vindo a desenvolver ao longo dos anos programas de preparação para o pós-parto e também de haptonomia – terapia que promove a comunicação entre os pais e o bebé quando este ainda se encontra dentro do ventre da mãe.

A decorrer deste segunda-feira, dia 8, o programa para grávidas e futuros pais a partir das 28 semanas de gestação, permanece com as inscrições abertas.

[Imagem de destaque: Shutterstock]

Os nomes mais escolhidos pelos portugueses em 2017

Sete conselhos práticos para proteger as crianças das gripes