Com estas dicas irá reduzir as horas a passar a ferro

shutterstock_engomar_passaraferro

Engomar é, para muitos, uma das tarefas domésticas mais chatas. E, por isso mesmo, revelamos alguns truques para acabar com todos os vincos sem ter chegar perto do ferro e da tábua e ainda economizar.

Economizar pode começar a partir da máquina de lavar. Deve usar o programa correto da máquina e não encher demasiado o tambor, já que o excesso não só impedirá que seja limpo adequadamente, mas também produzirá mais dobras, e ainda deve usar amaciador para amolecer as fibras dos tecidos.

Assim que terminar a lavagem das roupas, deve pendurá-las ao sol. Quanto mais tempo as roupas molhadas ficarem na máquina de lavar, mais elas ficarão com dobras e mais difícil será a remoção.

Além disso, deve também escolher bem os tecidos de roupas. Escolha aquelas peças com o mínimo de percentagem de tecidos sintéticos ou linho, algodão, seda e opte por lãs, caxemira e gangas.

Ao dobrar e guardar as roupas, é fundamental garantir que haja o mínimo possível de dobras, evitando passar a ferro. Para dobrar camisas e camisolas, deve dobrar a roupa sem amassá-la, ou seja, as mangas para dentro, deixando uma ao lado da outra, em seguida, dobrar ao meio, juntar as duas pontas no centro e dobrar novamente ao meio. Essa dica também ajuda com as calças de ganga ou calças finas, mas, nesse caso, usa-se a técnica do dobramento vertical, isto é, dobrar a calça no sentido do comprimento ou pendurar as peças pela cintura em caso de tecidos fluidos.

Deve ainda pendurar em cabides as roupas que pretende usar durante a semana e idealmente na casa de banho enquanto toma banho. O vapor gerado pela água quente será suficiente para alisar as pequenas rugas.