Com que frequência deve subir à balança para se pesar?

Com que frequência deve subir à balança para se pesar?
Com que frequência deve subir à balança para se pesar?

Quando o objetivo é perder peso, a balança pode ser um forte aliado. Um estudo realizado por investigadores da Universidade Cornell, nos EUA, sugere que medir o peso com frequência – tanto como uma vez por dia – pode ajudar na perda de peso em pessoas que sofrem de obesidade.


Veja também o artigo Como fazer dieta e manter a vida social


A psicóloga Leslie Heinberg explica que há benefícios em olhar para o peso na balança todos os dias. Quanto mais informação a pessoa tiver, maiores poderão ser os progressos no sentido de atingir os objetivos pretendidos.

“Se pretende perder peso sem ter acesso a algumas destas informações, é quase o mesmo que conduzir o seu carro pela primeira vez numa grande cidade sem ter GPS”, afirma Leslie Heinberg, citado pelo site Health Essentials.

Em média, um adulto pode ver o seu peso flutuar diariamente entre 2,3 a 2,7 quilos, em grande parte devido à retenção de líquidos ou até mesmo à hora do dia em que se pesou. E subir à balança todos os dias pode ajudar a perceber exatamente isso. Se aumentar ligeiramente de peso, pode corrigir mais facilmente este desvio.

Contudo, pode haver um efeito perverso ao estar a avaliar o peso diariamente, caso não veja reconhecidos os seus esforços para emagrecer. O ideal é ter uma visão a longo prazo.

Mesmo que se sinta bem com o seu corpo, é preferível criar o hábito de se pesar com alguma frequência. Leslie Heinberg recomenda que se pese uma a duas vezes por semana, sempre à mesma hora do dia. A psicóloga adverte, no entanto, que o valor ditado pela balança é apenas uma informação entre outras necessárias. Fatores como as medidas da cintura e a forma como as roupas assentam no corpo são outros dois que ajudam a completar um quadro global sobre o nosso corpo.