Combater a violência contra as mulheres? Sim, através deste concurso de vídeo

violência

Na Europa, 50 mulheres por semana são assassinadas por parceiros, ex-parceiros, namorados ou filhos. Em Portugal, no ano passado, morreram 18 mulheres às mãos de pessoas com quem tinham relações de intimidade. Os dados compilados pela Plataforma Portuguesa Para os Direitos das Mulheres mostram a necessidade de lutar com todos os meios contra violência sobre as mulheres.

Com o intuito de combater esta forma de violência a Comissão Europeia lançou uma campanha, em 2017/2018, para aumentar a consciencialização sobre esta problemática. Com o nome “Diga Não! Pare a violência contra as mulheres”, inclui uma competição de guiões para vídeo.

Destinado a jovens profissionais e estudantes, o objetivo deste concurso é escrever o guião para (em inglês) para aumentar a consciencialização sobre o tema, encorajando o debate e ainda a manifestação contra o problema. A realização do vídeo ficará a cargo do departamento de comunicação da UE.

Para participar as candidaturas devem ser submetidas por correio eletrónico, até 10 de fevereiro. Conceitos criativos e guiões bem estruturados são alguns dos critérios de avaliação das candidaturas.

Quem ganhar recebe como prémio uma viagem a Bruxelas, durante a qual os vencedores serão convidados a reunir-se com a equipa que trabalha a igualdade de género da Comissão Europeia para discutir o projeto, a conhecer o cenário cultural da cidade e ainda a visitar as instituições da União Europeia.

Imagem de destaque: Shutterstock

Marcha pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres é já este sábado

Coligação europeia pressiona UE a combater violência contra as mulheres