Combustíveis. Gesto simples que pode reduzir até 5% de consumo e mais seis medidas para a poupança

pexels-gustavo-fring-4173094
[Fotografia: Gustavo Fring/Pexels]

A oscilação dos preços na gasolina e no gasóleo não vai para tão cedo e a subida dos preços não ameaça descer a greve trecho. Por isso, para lá de uma gestão eficiente das viagens que se fazem e do uso do carro, há outros mecanismos que podem ajudar a poupar algum combustível nos depósitos.

Há sete pequenos detalhes técnicos que pode e deve verificar na sua viatura para poder otimizar os gastos de gasolina ou gasóleo. Pequenos gestos do dia-a-dia que, segundo a Associação Defesa do Consumidor DECO, farão toda a diferença. Mais, a entidade revela que há um deles que permite evitar gastar mais do que a media e está, acredite-se, no porta-bagagens.

Se é daquelas pessoas acumuladoras que fazem do carro verdadeiros armazéns, evite isso o quanto antes. Somar malas, sacos e tantos outros produtos, adiando o momento de as retirar, só vai pesar na sua fatura. “Por cada 100 quilos de peso a mais, gastará mais 5% de combustível”, refere a DECO, por isso “retire da mala do carro os objetos de que não precisa, mas que aumentam o peso do veículo”.

Mas este não é apenas o único conselho deixado pela entidade. Há mais seis, confira-os abaixo

Paragens. “Sempre que preveja ficar parado por períodos superiores a um minuto. Deixar o carro em ponto morto com o motor a trabalhar consome meio litro de combustível por hora”

Pneus. “Se a pressão for excessiva, a aderência ao piso diminui. Se for demasiado baixa, o consumo aumenta na razão de 1% por cada 0,1 bars abaixo da pressão recomendada”

Ar condicionado. “Limite o uso porque este também faz aumentar o consumo de combustível”

Condução. Seja mais eficiente. “Além de contribuir para diminuir as emissões de gases com efeito de estufa, uma condução otimizada ajuda-o a poupar combustível. Travar muitas vezes e bruscamente, acelerar ou conduzir com mudanças mais baixas podem fazê-lo gastar mais”

Indispensável. “Opte pelos transportes públicos para deslocações mais frequentes. Pode, ainda, optar por partilhar o carro com amigos ou colegas de trabalho. Algumas aplicações permitem inclusive encontrar pessoas que pretendem viajar para o mesmo destino e partilhar despesas. Lembre-se também que nas grandes cidades há cada vez mais opções de mobilidade, nomeadamente carros, scooters, bicicletas e trotinetas partilhadas.

Monitorizar. “Descubra o consumo real de combustível do seu carro para obter maiores níveis de poupança e monitorize”.