Começar o ano em forma com os nove alimentos certos para tonificar o corpo

Couve flor cinco receitas ementa alimentação
[Fotografia: Unsplash]

Além do exercício físico existem determinados alimentos que ajudam a tonificar o corpo, dizendo adeus à flacidez. Reunimos alguns deles e agora é só incluí-los na alimentação diária para os resultados chegarem mais cedo que o esperado.

Tratam-se de alimentos ricos em proteína, hidratos de carbono ou com elevados níveis de água. Ou seja, alimentos que sejam boas fontes de energia e promovam o aparecimento de massa muscular.

A lista (que encontra na galeria acima) é composta por várias frutas, vegetais e laticínios – todos com as propriedades já indicadas. E também a água é fundamental neste processo de tonificação. Apesar de não ser um alimento, ajuda no bom funcionamento do organismo, na diminuição da retenção de líquidos, na construção de tecido muscular e a ter uma pele mais firme, mas flexível.

Papaia: além do efeito laxante, esta fruta tropical é rica em água, vitaminas e minerais.

Ananás: com elevada percentagem de água e alto teor energético, esta fruta promove a tonificação corporal. Além disso, possui bromelina, uma enzima que facilita a digestão e diminui a sensação de barriga inchada.

Abacate: sendo uma fonte de gordura saudável, esta fruta ajuda na formação de colagénio, combatendo o envelhecimento da pele. No entanto, as muitas calorias que possui fazem com que seja necessário ingeri-lo com moderação, caso queira controlar bem o peso.

Cenoura: com muita vitamina A, este alimento promove as fibras de colagénio, algo fundamental para uma pele mais firme e com elasticidade.

Espargos: com efeito diurético, ajudam a combater o inchaço e a retenção de líquidos, promovendo o aparecimento dos músculos.

 

Hidratos de Carbono: apesar de não ajudarem a enrijecer os músculos, são os hidratos os grandes fornecedores de energia, sendo fundamentais para a prática de exercício físico. Pão, massas, batata entre outros alimentos são por isso fundamentais, sendo os ideias os integrais.

Ovo: os elevados níveis de proteína deste alimento contribuem para a construção muscular e a presença de vitamina B12 ajuda a diminuir os níveis de gordura, facilitando a contração muscular durante o exercício físico.

Carne branca: rica em proteína e pobre em gordura, a carne de frango ou peru são das mais indicadas para tonificar e dar firmeza aos músculos sem aumentar a massa muscular.

Leite: rico em proteína, este alimento ajuda a promover as hormonas do crescimento o que ajuda a tonificar o corpo. É perfeito para consumir após o treino (não antes).