Comediantes femininas conquistam mais tempo de antena nos EUA

Actress Amy Schumer arrives at the Hollywood Film Awards in Beverly Hills
Amy Schumer estreou um monólogo este ano na Netflix

A diferença de oportunidades entre homens e mulheres na indústria audiovisual tem sido uma das bandeiras de luta das profissionais femininas. Seja pela conquista de igualdade na importância dos papéis que desempenham ou na exigência do fim dos salários discriminatórios, as mulheres vão procurando equilibrar a balança. O aumento do número de comediantes femininas com tempo de antena na televisão é um dos indicadores que representa mudanças.

Em 2012, o canal Comedy Central tinha apenas 8% de mulheres ligadas ao programa da estação dedicado a monólogos de stand-up. Dois anos depois, a percentagem subiu para 14%; em 2015 o valor ultrapassou os 20%, para no último ano estar perto dos 30%.

Ainda com 2017 ainda a decorrer, a programação já está definida e a presença de mulheres estabelece-se nos 35%, o que antecipa um novo recorde para este ano. No mesmo sentido, mas com dados menos expressivos, citados pela ‘Vulture’, está também a Netflix. Dos 20 monólogos de comédia que estrearam na plataforma de streaming, apenas dois eram protagonizados por mulheres. Este ano, o número de comediantes femininas duplicou.