Comida take away fica 30 cêntimos mais cara a partir desta sexta. Esta é a forma de evitar

pexels-min-an-793011
[Fotografia: Min An/Pexels]

A medida não apanha ninguém de surpresa até porque já foi aprovada há muito, mas só agora entra em vigor. Se comprar comida take away e não levar embalagem consigo, terá agora a obrigação, a partir desta sexta-feira, 1 de julho, de pagar mais 30 cêntimos no valor final para a compra da caixa de comida.

Ora, desde 1 de julho do ano passado que entrou em vigor o decreto-lei que interdita a entrega gratuita de sacos de caixa. Uma medida aplicada a todos os materiais.

No que diz respeito as embalagens de plástico ou multimaterial com plástico de uso único com preço acrescido, previa-se que entrasse em vigor a 1 de janeiro deste ano, mas foi adiada por seis meses, concretizando-se agora. A partir do próximo ano, logo a 1 de janeiro, a taxa vai ser alargada a caixas de alumínio ou multimaterial com alumínio.

Estas propostas pretendem combater a poluição gerada pelo plástico e abrange um conjunto de soluções que vão ser aplicadas sucessivamente até 2030, data a partir de qual começarão a ser aplicadas coimas mediante incumprimento.