Comité Olímpico Internacional escolhe afegã para incentivar mulheres no desporto

bandeira jogos olimpicos
Fotografia: Shutterstock

Samira Asghari tem 24 anos e é membro do Conselho Olímpico Asiático [Fotografia: Facebook]
A afegã Samira Asghari figura entre os nove membros que deverão ser eleitos em outubro no Comité Olímpico Internacional (COI). O objetivo da escolha é levar as mulheres a praticar desporto, nos países onde isso ainda lhes constitui um desafio.

“Nesta nomeação pretendemos enviar um sinal, não só às mulheres, mas aos homens do Afeganistão. Também a todos os países em que as mulheres enfrentam sérios obstáculos para poderem praticar um desporto”, explicou o presidente do COI, Thomas Bach.

Samira Asghari, de 24 anos, é já membro do Conselho Olímpico Asiático, no qual tem sido, segundo explicou Bach, muito ativa na “promoção dos direitos das mulheres na prática desportiva”.

As outras duas mulheres indicadas às eleições de outubro são Daina Gudzineviciute, presidente do Comité Olímpico da Lituânia, e Felicite Rwemarika, primeira vice-presidente do Comité Olímpico do Ruanda.

O japonês Morinari Watanabe (Federação Internacional de Ginástica), o brasileiro Andrew Parsons (chefe do Comité Paralímpico), o italiano Giovanni Malago, o paraguaio Camilo Perez Lopez Moreira, o ugandês William Frederick Blick e o butanês Jygyel Ugyen Wangchuck, presidentes dos respetivos Comités Olímpicos, são os restantes candidatos de uma lista que será avaliada em outubro, na assembleia do organismo internacional, em Buenos Aires.

O COI conta com 97 membros, passando a 106 na sessão eleitoral de outubro.

Delas/Lusa