Não basta pôr penso. Como ajudar as crianças a lidar com as dores

Dicas ajuda crianças dores pais maternidade mães filhos família lifestyle quedas
[Fotografia: Unsplash/Guillaume de Germain]

As crianças estão sempre a cair e acabam por se aleijar e sentir dores ou fazer contusões. Saiba como reagir da melhor forma para ajudar os mais novos.

Um estudo de uma universidade australiana elencou, junto de vários especialistas que trabalham com crianças dos dois aos sete anos, as principais formas a reagir para que se consiga ensinar os mais novos a lidar positivamente com a dor.

No final, mais de 80% chegou a estes cinco pontos: deve ensinar-se a criança que a dor é um sistema de alarme do corpo, é importante validar as dores dos mais novos e fazer com que se sintam seguras e protegidas.

E, ainda, assegurar às crianças que as dores que estão a sentir vão passar porque o corpo ajudar a curar. Por isso, incentive as crianças a expressarem as suas emoções e envolva-as no processo de cura (ex: ir buscar o penso).

Sarah Wallwork, líder do estudo, explicou que os pais desempenham um papel fundamental no momento em que os filhos sofrem uma queda e têm de aprender a lidar com a dor.

Os progenitores devem promover um sentimento positivo em relação à dor. Ensinar este tipo de comportamento às crianças vai ser uma mais-valia ao longo da vida.