Como ajudar quem não pode comprar os medicamentos prescritos. Campanha já corre

Farmácia 21817657_GI17062015PEDROCORREIA0036
[Fotografia: Pedro Correia/ Arquivo Global Imagens]

A campanha “Dê troco a quem precisa” começa nas farmácias de todo o país esta segunda-feira, 12 de dezembro, e convida os portugueses a doarem o troco das suas compras nas farmácias a pessoas carenciadas, segundo a associação Dignitude.

Todos os donativos recolhidos serão integralmente aplicados no acesso digno ao medicamento para pessoas carenciadas e abrangidas pelo programa“, refere a associação em comunicado.

O programa Abem (rede solidária do medicamento) da associação Dignitude é uma iniciativa apoiada pela Portugal Inovação Social, através de fundos da união europeia.

A Dignitude afirma que este programa tem como objetivo permitir o acesso aos medicamentos prescritos a quem não tem capacidade financeira para os adquirir, suportando, no receituário, o valor não comparticipado pelo Estado.

Segundo a associação, um em cada 10 portugueses não consegue adquirir os medicamentos de que precisa por não ter dinheiro para os pagar. A nível nacional, o programa já apoiou 30.742 beneficiários de 17.338 famílias, em que 13% são crianças.

Desde maio de 2016, quando se deu início a este programa, que já foram dispensadas 2.060.668 embalagens de medicamentos. A iniciativa decorrerá em 522 farmácias do país.