Vai sair com uma amiga que está a deixar de beber álcool? Saiba como ajudar

0-Mulher-álcool-550x550

A subida do consumo de álcool na pandemia foi uma das alterações comportamentais mais notadas. Aliás, a nutricionista Iara Rodrigues – que tem vindo a trabalhar com a apresentadora e diretora de entretenimento da TVI Cristina Ferreira – fazia disso eco ao Delas.pt. “Nunca pensei, mas notei que 30 a 40% das pacientes bebeu muito mais do que aquilo que seria e faziam antes”, revelou a especialista em dezembro do ano passado. Também os Alcoólicos Anónimos revelavam essas preocupações ao nosso site, deixando os sinais que evidenciavam um consumo que estava a passar das marcas.

Agora, com os bares e as discotecas abertas, o consumo de álcool volta a mudar a sua caracterização. Para muitos, tem sido uma batalha deixar de ingerir bebidas alcoólicas, e a promessa e o desejo de uma saída à noite pode voltar a desencadear velhas adições. Por isso, se está nessa luta ou se tem alguém em iguais circunstâncias, saiba como manter a vida social, ajudando também a cumprir metas há muito delineadas.

A fundadora da Sober Girl Society, associação britânica que luta pela consciência nesta realidade junto das mais novas, deixa quatro conselhos para ser uma aliada para quem se quer manter sóbria. Veja as principais recomendações deixadas por Milly Gooch ao site Stylish.

Não ridicularize a tentativa: Não questione as decisões de uma pessoa que está a tentar não beber, pressionando-a a fazer o contrário. O primeiro passo para apoiar um amigo que desistiu do álcool é, claro, evitar esse tipo de comportamento a todo o custo. “Pessoas sóbrias costumam apontar o quanto a outra pessoa está a beber”, tal, diz Gooch, vai fomentar o desconforto.

Pergunte primeiro: Antes de tecer qualquer comentário, questione. Pergunte até que ponto a pessoa está a travar esta luta contra a ingestão de álcool e se está confortável em falar sobre o tema. Pergunte também se já está ou não preparada para encontros sociais. Pagar uma rodada pode ser um gesto simpático, mas para quem está a sair da adição é uma verdadeira tentação, exemplifica Millie. Defina regras, portanto.

Apoie em momentos sociais: Se alguém do grupo insiste muito em que a pessoa beba, ajude-a a fortalecer-se e defenda-a, caso seja necessário, recomenda a especialista. O importante é a inclusão e não a pressão.

Seja criativa: Se a resistência ao consumo é ainda ténue, então o melhor é começar a procurar outras alternativas de saídas que não passem exclusivamente por beber álcool. Um jogo, um escape room, uma atividade diferente, uma caminhada podem sempre ser a solução, recomenda Millie Gooch. Se a organização do evento lhe cabe a si, certifique-se que tem sempre uma opção sem álcool disponível para quem necessita dela. Tal vai promover a inclusão.