Como aplicar maquilhagem para não sujar a máscara

iStock-1212926610 (1)
[Fotografia: iStock]

Sabemos que a maquilhagem não foi inventada para ser coberta ou ficar escondida. No entanto, com a pandemia provocada pelo novo Coronavírus, o uso de máscara passou a ser obrigatório em vários locais públicos, fazendo com que a maquilhagem das mulheres ficasse em segundo plano.

É provável que esteja à procura de uma solução para que estes dois itens consigam combinar, sem que a máscara comprometa a make up e sem que a maquilhagem suje o acessório de proteção.

Por um lado, pode usar bases que se fixem na pele de forma natural, com a condição de aquelas não se dissolverem em contacto com a água, nem impregnar e manchar, neste caso, as máscaras.

Ao site SModa, Gisela Bosque, maquilhadora profissional da Sephora, em Espanha, disse que “as fórmulas que indicam ser resistentes ao suor e ao atrito são agora nossas aliadas. Elas devem ser de alta cobertura, leves, com textura líquida e acabamento resistente, para resistir o melhor possível”.

Mas se não quer não quer gastar uma fortuna, há técnicas úteis com produtos que provavelmente já possui em casa que podem ajudar a impedir que a sua maquilhagem seja transferida para a máscara facial. E o melhor de tudo? Pode usar com a maquilhagem que costuma utilizar.

O truque viral de Jordan Liberty

Esta técnica, desenvolvida pela maquilhadora Jordan Liberty e popularizada no TikTok, tem como objetivo criar uma base de absorção de óleo e suor.

Depois de fazer a rotina de cuidados com a pele e aplicar hidratante e protetor solar, deve espalhar um pó translúcido em todo o rosto. De seguida, aplique um spray fixador e deixe secar. Depois, pode aplicar o primer e a sua base regular, corretor e pó. No final, aplique mais um pouco de spray fixador.

Utilize toalhitas de papel para aplicar a maquilhagem

Ao invés de utilizar base, opte por apenas usar o corretor à prova de água e deixe repousar por cerca de três minutos. Depois, por cima de um pedaço de papel encostado ao rosto, coloque um pouco de pó translúcido com a ajuda de uma esponja de látex limpa. Para quem gosta de usar mais produtos e não se sente confortável com o uso único de corretor, esta técnica é ineficaz.

Com laca de cabelo

Para esta técnica, não há nada a ser feito diferente do que normalmente faz quando se maquilha, exceto utilizar uma lata da sua laca de cabelo preferida, fechar os olhos e aplicar no rosto a uma distância de um braço.

Colocar spray fixador na base

Tudo o que vai precisar para esta técnica é de um pincel de base fofo, spray fixador e base. Depois de fazer os cuidados com a pele, coloque um pouco de base no pincel e, depois, borrife-o com o spray fixador. Aplique o produto e trabalhe rapidamente. Depois da aplicação, pode colocar pó translúcido e um pouco mais de spray.