Como as marcas de acne e cicatrizes podem afetar a sua saúde mental

pele
[Fotografia: Jenna Hamra/ Pexls]

Um estudo conduzido pela OnePoll inquiriu dois mil adultos e chegou à conclusão que pessoas com a pele marcada pelo acne ou com cicatrizes podem ter marcas e ser afetadas mentalmente.

O mesmo estudo indica que, para superar essa questão e se sentirem melhor com a pele manchada, optam por mudanças na sua aparência. Mais de metade, 52%, submete-se a um novo corte de cabelo, 48% aposta no vestuário e em peças favoritas e 46% necessita de elogios para uma confiança extra.

O estudo provou que as pessoas sentem vergonha das suas imperfeições, sendo que, um número muito elevado, 81% refere que não se sentem elas mesmas. Cerca de um terço, 30%, falam em marcas de acne, 29% em estrias e 28% em cicatrizes de cirurgias.

Outro fator revelado pela pesquisa é que as histórias de celebridades com cicatrizes ajudam a aceitar as suas próprias imperfeições, com cerca de 78% a referir a importância desse exemplo.

Também três em cada cinco americanos afirmam que gostavam de ver mais personagens com este tipo de características.

Esta pesquisa mostra ainda que 65% dos inquiridos se esforça por esconder as suas imperfeições e mais de 54% sentem que não estão a ser fiéis a si quando o fazem.

Apesar destes dados, também há uma boa notícia: a maior parte dos inquiridos que tem marcas facilmente visíveis afirma que se sente empoderado (68%) e único (80%). Já 86% refere que se sente confortável em partilhar a sua história e uma percentagem semelhante explica que não tinha problemas em falar sobre a sua cicatriz, se isso ajudasse alguém a sentir-se mais confiante.

No entanto, mais de metade dos americanos lida com problemas de confiança e tal pode estar ligado ao facto de 59% estar preocupado com o que os outros reparam nas suas imperfeições. Mais de metade, 56%, afirma ainda que a preocupação com a aparência teve um impacto negativo na sua saúde mental.

Seis em cada dez (61%) defendem ainda que mentalmente venceram as suas inseguranças e 56% confirma ser inseguro, mas que tal os ajuda a sentir um sentimento de empoderamento. Já um terço dos que têm cicatriz conseguiu recuperar mentalmente e emocionalmente com conselhos de quem tem imperfeições semelhantes.