Como as Spice Girls enfrentaram e rejeitaram o sexismo há 19 anos

rtxhlo1

Durante as filmagens de um anúncio para a marca de máquinas fotográficas Polaroid, Mel B., Geri e Victoria, das Spice Girls, insurgiram-se contra um membro da produção, que lhes pediu para mostrarem mais decote e barriga. O vídeo da situação, que decorreu em 1997 foi partilhado na rede social Twitter no inicio desta semana.

O clipe começa com Mel B. a perguntar “Quem é que foi? Foste tu? Por que é que nos pediste isso?”, dirigindo-se ao produtor, que disse para mostrarem mais corpo. À justificação de que “é o sonho e fantasia de qualquer homem”, a cantora respondeu um simples “fuck off” [vai-te lixar, em tradução ligeira].

Geri Halliwell também confrontou o produtor, primeiro chamando-lhe “porco chauvinista” e depois tentando fazer com que ele percebesse o que estava em causa: “estás há tanto tempo na indústria da publicidade, devias saber mais do que isto. Que tipo de exemplo estás a querer passar?”

 

https://twitter.com/I_Dont_Know_Her/status/798197013632483328?ref_src=twsrc%5Etfw

No final do clipe partilhado no Twitter pode ver-se os elementos da banda a exclamar “Girl Power” [poder feminino, em tradução livre]. O resultado final do anúncio em questão pode ser visto no primeiro minuto do vídeo abaixo.