Como ‘destralhar’ em quatro passos, fazer algum dinheiro e doar uma parte

rafaela marie
A designer Rafaela Garcez e a organizadora Marie Kondo [ Fotografia: DR]

Rafaela Garcez, designer conhecida como a especialista em organização Marie Kondo portuguesa, está a organizar um evento online que convida os inscritos e revenderem o que já não querem.

O certame vai decorrer online, no próximo dia 27 de novembro, das 14 às 18 horas, e pretende, refere a especialista ao Delas.pt, “ajudar os participantes na difícil prática do desapego”. “Vamos trazer-lhes motivação e ajuda para que finalmente tenham sucesso nesta cruzada, respondendo a todas as questões que surjam durante o trabalho, dando apoio para desbloquear escolhas, e sem nunca se sentirem sozinhos. Tudo isto, apenas com uma ligação à internet para estarem com as mãos na massa”, lê-se no mesmo comunicado.

Para começar já a escolher o que quer libertar, Rafaela Garcez deixa quatro recomendações iniciais. Mas ainda antes de começar a abrir as portas do armário, a inscrição para o evento tem o custo de 30 euros, dos quais “1/3 serão doados à Fundação do Gil”, garante a especialista, que organiza este festival online a par com Rita Carvalho de Matos.

De volta ao trabalho, eis as recomendações de Rafaela Garcez:

Agrupar todos os objetos da mesma categoria para ter a visão geral de tudo o que temos e refletirmos sobre a quantidade que acumulámos.

Questionar a funcionalidade que cada um tem na nossa casa e se está em condições de uso ou se é apenas sentimental

Libertar todos os objetos que já serviram o seu propósito na nossa casa e na nossa vida. Manter os que são úteis e nos fazem felizes

Identificar o espaços que temos disponível para esses objetos e sempre que os utilizamos, devolver ao local