Como dizer educadamente a um convidado que ele precisa de ir embora

visitas
[Fotografia: iStock]

Dizer a um convidado que ele precisa de se ir embora de sua casa pode ser uma experiência que a vai deixar constrangida. No entanto, por vezes é algo que tem mesmo de fazer.

Embora seja bom ter os amigos e a família reunidos na sala, este momento pode ficar desagradável a partir de determinado ponto. Sentir-se cansada, querer ir dormir ou querer sair de casa é algo perfeitamente normal. Mas se os seus convidados estão a impedi-la de o fazer e não sabe como lhes dizer que precisam de se ir embora, sem parecer mal-educada, o Delas.pt tem dicas de como o pode fazer.

Segundo o que Thomas P. Farley, especialista em etiqueta, explicou ao site Huffpost “ter um convidado pode ser uma experiência positiva para todos os envolvidos, desde que ambos sejam atenciosos e que os parâmetros sejam estabelecidos logo no início”.

“Seja franco o quanto possível. Fale da sua disponibilidade antes de eles irem lá para casa”, explicou o especialista.

Embora estas conversas mais diretas possam ser estranhas, a psicóloga clínica Nicole Cook disse ao site neozelandês Stuff que “é muito melhor escolher o desconforto a curto prazo do que o ressentimento a longo prazo”.

Mas e se não tiver esta conversa com o seu convidado? Também há solução: verbalizar algumas pistas e indicações.

Thomas P. Farley sugere ao Huffpost que diga, por exemplo, “foi muito bom teres vindo aqui” de forma que a visita perceba que chegou a hora de se ir embora. Pode também ter algumas atitudes cujo objetivo seja o mesmo como, por exemplo, levantar-se da mesa ou do sofá, começar a arrumar a cozinha, ausentar-se um pouco.

Se ainda assim ela não perceber a mensagem, pode ser necessário arranjar uma desculpa.

“Medidas mais drásticas, como dizer que está à espera de outra pessoa, podem ser necessárias para fazer com que o convidado saia”, explicou o especialista em etiqueta.

Dizer que tem de ir estudar ou que está cansada e tem de se levantar cedo no dia seguinte são algumas das razões que pode evocar.

No entanto, apesar de poder dizer uma pequena mentira, opte sempre por ter uma conversa sincera da próxima vez que quiser que alguém vá a sua casa e defina horários.