Como é que a hormona da fome influencia as decisões financeiras?

grelina

Quando falamos de uma vida equilibrada, são diversos os fatores que podem ser apontados como preponderantes. A verdade é que, entre a infinidade de possibilidades, também a “mecânica” do nosso corpo deve ser levada em consideração na hora de manter uma vida saudável, até mesmo no parâmetro financeiro.

De acordo com um estudo divulgado na reunião anual da Endocrine Society, a “hormona da fome”, apelidada de grelina e conhecida por regular o apetite, afeta a tomada de decisões monetárias.

Elevados níveis de grelina, produzida no estômago, preveem uma apetência especial para recompensas monetárias imediatas, explicou Franziska Plessow, co-investigadora.

“Os nossos resultados indicam que a grelina pode desempenhar um papel mais amplo do que aquele que era até então reconhecido no comportamento humano”.

O estudo incluiu 84 participantes do sexo feminino com idades entre dez e 22 anos: 50 com um transtorno alimentar de baixo peso, como a anorexia nervosa, e 34 participantes saudáveis.

Uma equipa de investigadores testou os níveis de grelina no sangue dos participantes antes e depois de uma refeição padronizada.

Após a refeição, todos foram sujeitos a uma série de desafios em que tinham de escolher entre uma recompensa de valor mais baixo, mas imediata, ou de valor elevado, mas que iria demorar uns dias a chegar.

As mulheres saudáveis, com níveis mais altos de grelina, escolheram a recompensa monetária imediata, algo que, segundo Plesshow, se traduz em decisões mais impulsivas.

Por outro lado, a relação entre a hormona e as escolhas monetárias em participantes da mesma idade, mas com um transtorno alimentar de baixo peso, estava ausente. Ou seja, estas têm resistência à grelina, algo que indica que existe uma desconexão entre a sinalização do apetite e aquilo que é o comportamento.

Investigações recentes com roedores também sugeriram que a “hormona da fome” pode desempenhar um papel relevante nas escolhas e comportamentos impulsivos, contou Franziska Plessow.

Os níveis de grelina variam ao longo do dia, dependendo da ingestão de alimentos e do metabolismo individual. Para controlar a ação da mesma é recomendada uma alimentação saudável e equilibrada, evitar jejuns prolongados e exercício físico.

Os endocrinologistas estão no centro da solução dos problemas de saúde mais urgentes da atualidade, desde diabetes, obesidade, infertilidade, saúde óssea e diversos cancros.